Vem aí a 20ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo

Publicação da Portaria nº 807/2018-SMS-G no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, no dia 1º de setembro de 2018, que convoca a 20ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo. CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A PÁGINA INTEIRA DO DOC-SP.

Já foi publicada, no Diário Oficial da Cidade (DOC), no último dia 1º de setembro (sábado), a convocação para a 20ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo, que é uma etapa da 8ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo e da 16ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada no período de 02 de janeiro a 15 de abril de 2019. O tema central será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

O local e a quantidade de participantes ainda serão definidas pelo Conselho Municipal de Saúde de São Paulo.

A 20ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo será precedida por Pré-Conferências, em período também a ser definido pelo Conselho Municipal de Saúde de São Paulo.

No período de 9 a 11 de março deste ano foi realizada a 19ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo, com o tema “A Defesa do SUS e Seus Princípios: Universalidade, Integralidade, Equidade, Descentralização e Participação Social”. Esse evento foi precedido de diversas pré-conferências realizadas em dezembro de 2017, que tiveram como objetivos mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade em defesa do direito à saúde e do SUS, na elaboração de propostas a serem discutidas na conferência municipal; fortalecer a participação popular e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade; propor diretrizes para a política municipal de saúde e o fortalecimento dos programas e ações de saúde em São Paulo; avaliar a situação do atendimento em saúde na cidade, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual – PPA e do Plano Municipal de Saúde, no contexto do SUS; aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde; e eleger/indicar delegadas (os) para participarem da 19ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo.

Essa etapa regional aconteceu entre 09 e 16 de dezembro de 2017, com público estimado de 5000 pessoas no total.

Fiquem atentos, pois em breve estaremos divulgando detalhes sobre essa 20ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo e sobre as Pré-Conferências Municipais de Saúde! Como profissionais da área da saúde pública, é muito importante e é nosso dever participar, opinar e levar sugestões para um Sistema Único de Saúde melhor, mais eficiente e cada vez mais humanizado!