Reunião no Conselho Gestor de Saúde Sé/CRS discute situação de ACS’s demitidos pela ASF

O diretor Valmir Aparecido acompanha atentamente a reunião do Conselho gestor da Supervisão Técnica de Saúde Sé/CRS.

Em reunião do Conselho Gestor da Supervisão Técnica de Saúde Sé/CRS Centro, realizada no último dia 14/03 (quarta feira), a pauta principal era a reestruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) da CRS-Centro (Conselho Regional de Saúde-Centro). O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde situada R. Albuquerque Lins, nº 40, no bairro Santa Cecília, no centro de São Paulo, das 14h às 16h.

Nosso diretor Valmir Aparecido (1º secretário geral) esteve lá e acompanhou as discussões. A pauta principal acabou ficando em segundo plano e o assunto do dia acabou sendo mesmo a grave situação dos mais de 40 ACS’s de Rua demitidos recentemente pela Organização Social (OS) Associação Saúde da Família (ASF). Essas companheiras e companheiros faziam um importante e delicado trabalho junto aos moradores de rua e dependentes químicos que perambulam na região da chamada Cracolândia, na região central de São Paulo.

O Sindicomunitário-SP, através do companheiro Jailson, nosso presidente, chegou a levar o problema, como uma denúncia, a uma sessão da Comissão Permanente de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, que aconteceria no dia 07/03 (uma quarta-feira) na Câmara Municipal, mas que acabou não acontecendo por falta de quórum.

Na reunião do Conselho Gestor do dia 14/03, a coordenadora de Supervisão Técnica, Rosana Ferro, informou que está intermediando as negociações sobre o destino desses ACS’s demitidos. Ficou definido que a maior parte desses trabalhadores serão readmitidos pelo IABAS (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde), outra OS que presta serviços na região central para a prefeitura de São Paulo através da Secretaria Municipal de Saúde.

A coordenadora Dra. Rosana Ferro está intermediando a readmissão dos cerca de 40 ACS’s demitidos pela ASF, que devem ser contratados, em sua maioria, pelo Iabas.

Agora é aguardar o andamento das negociações e torcer para que esse importantíssimo trabalho iniciado e continuado por essas companheiras e companheiros ACS há anos não pare.

Fiquem atentos às nossas publicações e postagens em nosso site e redes sociais, onde estaremos sempre trazendo informações sobre esse e outros acontecimentos que dizem respeito á categoria dos agentes de saúde.

#ConselhoGestor #ConselhoMunicipaldeSaúde #RosanaFerro #ValmirAparecidoSilveira #IABAS #ASF #cracolândia #demissãoemmassa