Sindicomunitário-SP conquista feriado para funcionários dos IABAS

Acordo Coletivo com a O.S. é um dos melhores já firmados

No último dia 20/01/2018 (sábado), nosso presidente Jailson, acompanhado do Secretário Administrativo e Diretor responsável pela Zona Norte da Capital, Zezito Roza, e do representante dos ACS daquela região, Sebastião “Cabelo”, reuniram-se com ACS’s, APA’s, Cuidadores e trabalhadores da Residência Terapêutica da Zona Norte, no CIC Norte (Jova Rural). O encontro iniciou-se por volta das 9h da manhã e foi bastante proveitoso.

O presidente do Sindicomunitário-SP, Jailson, o Secretário Administrativo Zezito e o companheiro Cabelo, representante dos ACS na Zona Norte, com companheiras que participaram da reunião no CIC Norte, no Jaçanã. (Foto: Divulgação/Sindicomunitário-SP)

O objetivo foi levar ao conhecimento das companheiras e companheiros o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado com o IABAS (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde), Organização Social (O.S.) que não é filiada à Sindhosfil e, portanto, tem negociações diferenciadas com o Sindicomunitário-SP. O ACT foi assinado em 18 de dezembro de 2017.

Os companheiros Jailson, Zezito e Cabelo destacaram algumas conquistas nesse ACT com o IABAS, que consideram importantes vitórias para a categoria.

Importantes avanços

Este Acordo Coletivo de Trabalho com o IABAS foi um dos melhores já firmados pelo Sindicomunitário-SP na capital paulista, graças ao apoio e participação da categoria ao nosso sindicato.

Na cláusula 1ª, que se refere ao piso salarial dos trabalhadores do IABAS, representados pelo Sindicomunitário-SP, obtivemos um importante avanço, que foi explicado pelo presidente Jailson e pelos diretores Zezito e Cabelo aos presentes nessa reunião de sábado. Além do aumento no piso, os Agentes Redutores de Danos foram contemplados com um abono diferenciado.

O ACT também garante, no parágrafo terceiro dessa cláusula, que as “eventuais diferenças de piso salarial devidas após a data-base, ou seja, 1º de agosto de 2017, serão quitadas em até 5 parcelas iguais e sucessivas na folha de pagamento”.

Feriado do Agente Comunitário de Saúde

Além do bom aumento no piso salarial, avançamos também em outras cláusulas econômicas e sociais. Entre elas, garantia do Auxílio Creche, VR (Vale Refeição), Cesta Básica, Auxílio Transporte e Auxílio Alimentação, Adicional de Insalubridade, entre outras conquistas.

Outra conquista histórica, um feito inédito no País, é a cláusula 46ª do Acordo Coletivo firmado com o IABAS. Nesta cláusula ficou estabelecido que o dia 4 de outubro, Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, será feriado para esses trabalhadores. Mas é preciso ressaltar que não é um feriado municipal, estadual ou federal. Só vale para os funcionários do IABAS.

No caso de o funcionário ter que trabalhar nesse dia, ele poderá tirar folga em outro dia, que será definido pelo empregador.

Enfim, foram importantes avanços e conquistas que as companheiras e companheiros do IABAS merecem! E foi graças a união da maioria que pudemos ter força para negociar com os patrões do IABAS e garantir esses benefícios.

Por isso, não fique só... Fique sócio do SINDICOMUNITÁRIO-SP para podermos garantir mais e mais conquistas e benefícios para nossos filiados e seus dependentes!

NINGUÉM É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!

#IABAS #ACT #AcordoColetivodeTrabalho #Feriado #DiaNacionaldosACS #pisosalarial #Sindicomunitário