• Assessoria de Comunicação

Agente que faz a diferença: Neuza Vicente

Uma vida de luta por sua comunidade


Dona Neuza Vicente é uma pessoa iluminada. ACS desde 02/03/2002, já é aposentada, mas continua trabalhando, ainda para a OS Albert Einstein, tendo passado muitos anos na UBS Paraisópolis I.

Dona Neuza Vicente, uma vida dedicada à sua comunidade.

Moradora de Paraisópolis (zona sul de São Paulo) há mais de 40 anos, já exerceu muitas funções para ajudar sua comunidade, como conselheira de habitação, conselheira do AMA, entre outras. Atualmente, participa do Conselho Fiscal do Sindicomunitário-SP.


Mas a paixão e orgulho de sua vida é participar e colaborar com a UMCP – União dos Moradores e Comércio de Paraisópolis, presidida por Gilson Rodrigues, também antigo morador da comunidade.


Com uma população estimada em cerca de 100 mil habitantes, Paraisópolis é a segunda maior comunidade carente de São Paulo, atrás apenas de Heliópolis.


A UMCP já existe há mais de 50 anos, segundo dona Neuza. Mas as informações são desencontradas. Em algumas fontes da internet consta que ela foi criada em 1994. Outras dizem ser um pouco mais antiga, criada em 1983. Atualmente, a entidade possui serviços como horta comunitária, aulas de balé para as crianças da comunidade, serviço de assistência social, cozinha comunitária, agência de emprego e até uma rádio comunitária, a Rádio Nova Paraisópolis FM (87,5Mhz), entre diversos outros serviços sociais, totalmente voltados à comunidade de Paraisópolis, todos gratuitos.


A maior parte dos serviços oferecidos e a infraestrutura é mantida pela comunidade e pelo comércio local. A prefeitura colabora muito pouco, praticamente só com a entrega de leite para distribuição. Os belos grafites e a decoração da associação também são todos feitos pelos próprios moradores da comunidade.


“A gente tem um trabalho muito árduo aqui para a comunidade. Temos uma gama de diretores que estão aí na batalha na ajuda para a comunidade. Inclusive eu, que sou diretora daqui, já há muitos anos. Hoje ocupo um cargo no Conselho Fiscal”, disse dona Neuza em entrevista ao Departamento de Comunicação do Sindicomunitário-SP e ao diretor João Paulo de Souza (secretário geral), que representa a Zona Sul.


Como agente comunitária de saúde (ACS), dona Neuza trouxe importantes conquistas para sua região. “As minhas colegas Ivanilda e a Marleide, junto comigo (éramos três conselheiras da UBS Paraisópolis I, onde trabalhei até há pouco tempo), conseguimos trazer para cá a UBS Paraisópolis II. Podem falar o que quiserem, mas fomos nós três, agentes comunitárias de saúde, que tivemos a iniciativa e trouxemos para cá e temos muito orgulho disso. Depois vieram outras unidades, o AMA, o CAPS e uma série de coisas para a comunidade. Sempre com o apoio da UMCP, porque ninguém faz nada sozinho”, conta com orgulho e emoção.


Helena Santos, Rejane dos Santos, Neuza Vicente, Elizandra Cerqueira e Juliana da Costa Gomes.

“A associação é bem grande e bem antiga. A princípio era um espaço bem pequeno, usado apenas para fazer assistencialismo. Hoje nós temos aqui capacitação, oficinas de diversos cursos, o Espaço Coca-Cola para os jovens adolescentes (a empresa colabora com a UMCP através de alguns patrocínios), distribuição de leite da prefeitura para a comunidade, exames de vista etc”, explica dona Neuza.


Mas, entre todos os serviços prestados para a comunidade, há um em especial que é a “menina dos olhos” de dona Neuza. O Ballet Paraisópolis, criado em 2012, é um dos melhores serviços e trabalhos realizado pela UMCP, na visão da ACS. “Com o balé, nós tiramos muitas meninas das ruas, da prostituição, dos descaminhos. Esse trabalho é um trabalho que a gente fala dele com louvor. Tem muita gente que frequenta e muita gente em fila de espera. Tem uma professora que é muito legal (Mônica Tarragó), que era bailarina, e hoje faz esse trabalho aqui na comunidade, como voluntária”, arremata visivelmente orgulhosa.


Dona Neuza, assim como outras colegas de trabalho, realiza com muita alegria sua vocação natural como ACS, que é participar de sua comunidade ativamente e ajudar seus amigos e vizinhos como pode. Seu trabalho é um exemplo para muita gente, e deve ser seguido.


NEUZA É AGENTE QUE FAZ A DIFERENÇA!


CLIQUE AQUI E CONFIRA UM ÁLBUM DE FOTOS


ASSISTA AQUI A UM VÍDEO SOBRE O TRABALHO DA UMCP




© 2017 por David Paiva

Av. Prestes Maia, 241 - 43º andar - Conj. 4301 - Vale do Anhangabaú/SP CEP 01031-001 -  (11) 3313-7495 ou (11) 3311-8521