Agentes da Zona Leste promovem reurbanização no Jardim Belém

APAs e funcionários da subprefeitura de Ermelino Matarazzo registram em foto esse belo trabalho (Foto: Divulgação)

As companheiras e companheiros agentes de promoção ambiental (APA), com apoio de agentes comunitários de saúde (ACS) que trabalham nas UBSs Ermelino Matarazzo, Pedro de Souza Campos e Vila Cisper, todas na Zona Leste, realizaram um belo trabalho de reurbanização e higienização em alguns pontos do bairro Jardim Belém, na Zona Leste, região de Ermelino Matarazzo. Essas UBSs são gerenciadas pela OS (Organização Social) Seconci.

Essa iniciativa faz parte do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), que foi incorporado na Estratégia Saúde da Família (ESF) pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) em 2008.

O PAVS tem como objetivo fortalecer a gestão intersetorial em questões ambientais com impacto sobre a saúde da população, envolvendo a promoção de atitudes voltadas à preservação, conservação e recuperação ambiental e à promoção e proteção da saúde da população. E essa é uma atividade que esses trabalhadores e trabalhadoras APAs e ACSs adoram realizar.

Em poucos dias, esses profissionais exemplares mudaram uma triste realidade naquela região. Eles recolheram uma grande quantidade de lixo e entulho que estava há tempos tornando o bairro feio e obstruindo a passagem de pedestres na calçada de pelo menos duas ruas, uma delas a rua Tito Franco, no Parque Boturussu. Sem falar que aquela sujeira atraía ratos, insetos, aranhas e escorpiões perigosos à saúde das pessoas, principalmente para quem mora na região.

As companheiras e companheiros APAs e ACSs não só recolheram o lixo e entulho, como pintaram e fizeram belos grafites em diversos muros com desenhos e cores alegres e ainda decoraram as calçadas com plantas ornamentais e criaram canteiros públicos para a população local.

A ação contou também com o importante apoio da subprefeitura de Ermelino Matarazzo e da Corpus, concessionária que faz a zeladoria na região, como o recolhimento de podas, entulhos e resíduos de ações de saneamento.

Nas fotos que ilustram esta matéria é possível ver como estava a situação antes e depois da ação dos APAs e ACSs.

O Sindicomunitário-SP parabeniza essas pessoas por esse belo trabalho e a coordenadora do PAVS em Ermelino Matarazzo, a Fernanda! Contem sempre com nosso apoio!

#SindicomunitarioPresente

CLIQUE AQUI PARA VER UM ÁLBUM DE FOTOS