Jailson defende PSF, ESF e SUS em audiência da Comissão de Saúde da Câmara Municipal

O companheiro Jailson usa a tribuna e sai em defesa da valorização e qualificação dos agentes de saúde.

Após uma maratona de reuniões com vereadores na Câmara Municipal de São Paulo, no último dia 28/02 (quarta-feira), nosso presidente Jailson, acompanhado de diversos diretores do Sindicomunitário-SP, ainda encontrou tempo para acompanhar e participar da Audiência Pública da Comissão Permanente de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, presidida pela vereadora Patrícia Bezerra, tendo como vice-presidente o vereador Gilberto Natalini e membros ativos vereadores Juliana Cardoso, Sâmia Bonfim, Noemi Nonato, Milton Ferreira e Amauri Silva.

Naquele dia, em visita ao gabinete da vereadora Sâmia Bonfim, nosso diretor Valmir Aparecido (1º secretário geral), acompanhado do assistente jurídico João Paulo Lemos, entregou um ofício à assessora parlamentar Joyce Martins solicitando que o companheiro Jailson fizesse uso da palavra na tribuna durante a audiência pública.

O pedido foi entregue para os membros da Comissão e acatado, e o presidente Jailson pôde falar para um auditório lotado, no Salão Nobre Presidente João Brasil Vita, da Câmara Municipal.

Valorização do ACS

Na oportunidade, Jailson saiu em defesa do crescimento das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), do Programa Saúde da Família (PSF) e da aplicação do Curso de Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Entre outros assuntos, o presidente questionou quanto foi gasto em qualificação e educação permanente dos trabalhadores da saúde de São Paulo, aproveitou para solicitar uma audiência pública para discutir como anda o Programa Saúde da Família em São Paulo e ressaltou o adoecimento dos trabalhadores da saúde. “Os agentes comunitários de saúde têm entrado sadios e saído tomando tarja preta”, pontuou.

O chefe de gabinete da SMS, Daniel Simões, abre a audiência pública e apresenta um balanço dos investimentos na saúde pública em São Paulo.

Jailson também defendeu o trabalho dos ACS em São Paulo e enfatizou a importância desses profissionais. “Nosso papel aqui em São Paulo está totalmente desfigurado. Esses trabalhadores invisíveis, por conta da febre amarela tiveram um papel muito importante e foi onde mostramos a nossa força. Nas UBS’s, que estavam uma loucura, pessoas dormindo 24, 48 horas (em filas), a gente conseguiu entregar senhas onde tem PSF e acalmar a população que estava consternada. É um trabalhador que vale a pena a gente prestar atenção nele, ouvir ele e investir mais nele”, destacou Jailson.

No plenário do Salão Nobre da Câmara, os diretores Maria Luisa (2ª secretária geral), Marta Sanches (diretora financeira), João Paulo de Souza (secretário geral), José Jailson (presidente) e Valmir Aparecido (1º secretário geral).

O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Daniel Simões, concordou com o presidente do Sindicomunitário. “O secretário (Wilson Pollara), desde o primeiro dia que ele está na Secretaria de Saúde do município, vem dizendo que o caminho é a valorização do agente comunitário e a ampliação da Estratégia Saúde da Família. (...) Então, José (Jailson), de fato você tem razão. É muito importante a gente investir em qualificação, não só dos agentes comunitários, mas de toda a equipe de saúde”.

A presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, Patrícia Bezerra (centro), ladeada por Maria Luisa, Marta Sanches, Jailson e João Paulo Lemos.

O assistente jurídico do Sindicomunitário, João Paulo Lemos, também se inscreveu para falar ao plenário. Em sua exposição, João Paulo reforçou a solicitação de uma audiência pública específica sobre o PSF e ESF. Ele também questionou como se dará o aumento das equipes. “Como eu posso falar em aumento de equipes de ESF e PSF se eu estou fechando unidades?”.

Acompanharam o presidente Jailson os diretores João Paulo de Souza (secretário geral), Valmir Aparecido (1º secretário geral), Maria Luisa (2ª secretária geral), Marta Sanches (diretora financeira) e o assistente jurídico João Paulo Lemos.

ASSISTA ABAIXO O VÍDEO COM AS EXPLANAÇÕES DOS COMPANHEIROS JAILSON E JOÃO PAULO LEMOS

#CâmaradosVereadoresSP #ComissãodeSaúde #FrenteParlamentarACS #JoséJailson #ESF #PSF #CursoTécnicoACS #VereadoraPatríciaBezerra #SecretariadaSaúde