SMS-SP realizou o Dia “D” de Intensificação das Ações de Prevenção das Arboviroses

24 mil profissionais e 555 postos de vacinação da capital paulista estiveram envolvidos na campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) realizou, no último sábado, 24/11, o “Dia ‘D’ de Intensificação das Ações de Prevenção das Arboviroses”, causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

A campanha mobilizou 555 postos de vacinação, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos volantes, espalhados por toda a cidade, além do apoio de mais de 24 mil profissionais da SMS, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes de Proteção Ambiental (APAs), Agentes de Controles de Endemias (ACEs), médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.

Além da vacinação, os profissionais também foram às ruas para orientação, distribuição de material educativo, eliminação de criadouros e limpeza de pontos estratégicos.

A mobilização faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, lançado em novembro com providências técnicas e práticas intersecretariais para o combate e a prevenção da dengue, zika, chikungunya e febre amarela na cidade.

Mais uma vez, fica evidente a importância fundamental da nossa categoria na saúde pública, como peças essenciais na prevenção a diversas doenças que chegam a tirar centenas e até milhares de vidas por falta de assistência e ausência do poder público em regiões de risco.

Não só os ACSs atenderam ao chamado da prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, como o fizeram com muita alegria, engajamento e levaram muita diversão e informação a diversas regiões da capital, sempre com disposição e muito bom humor.

Mas é importante ressaltar que essa campanha não termina aí. A prevenção e cuidados devem ser constantes, pois essas doenças podem matar.

Quem ainda não se protegeu contra a febre amarela pode receber a dose, disponível em todos os postos de saúde da capital. Para saber qual a unidade de referência de seu endereço, basta consultar o Busca Saúde (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/).

Mais uma vez os ACSs estão de parabéns e serão sempre o orgulho da saúde pública no Brasil! O Sindicomunitário-SP parabeniza e agradece a todas as companheiras e companheiros por seu engajamento, sua disposição e altruísmo em cuidar da nossa população!

VEJA ABAIXO UM PEQUENO VÍDEO E A ANIMAÇÃO E DEDICAÇÃO DOS ACSs, APAs E ACEs

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VER O ÁLBUM DE FOTOS

#Sindicomunitário #dengue #Aedesaegypti #febreamarela #chikungunya #zika #ACS #ACE #APA #SecretariaMunicipaldeSaúdedeSãoPaulo #Campanha #vacinação