• Assessoria de Comunicação

Diretoria termina Curso de Formação Política pela APSP


Diretores do Sindicomunitário-SP e os instrutores do curso de Formação Política, Áquilas, Samara,Daniele, Lúcia e Isabel, comemoram o encerramento dessa importante atividade para a categoria. (Foto: Erick Vizoki/Sindicomunitário-SP)

No dia 29/03 deste ano, uma sexta-feira, a diretoria do Sindicomunitário-SP reuniu-se com integrantes da APSP - Associação Paulista de Saúde Pública no auditório de sua sede. Naquela data os especialistas Áquilas Mendes, Samara Mendes, Daniele Correia, Daniel Figueiredo e Leonardo Carnut elaboraram um detalhado e aprofundado projeto e vieram apresentá-lo ao presidente Jailson e toda a diretoria. Tratava-se do projeto para o “Curso de Formação Política e os Agentes Comunitários de Saúde”.


Esse curso foi elaborado sob medida para a diretoria do Sindicomunitário-SP e representantes de UBSs para que possam ter mais conhecimento e embasamento quando forem defender os ACS em seus locais de trabalho, ou nas negociações com as OS, ou com o poder público.


O curso teve início no dia 09/05 e terminou no último dia 18/10/2019, um pouco mais de um mês do que o previsto, que deveria ter seu encerramento no dia 06/09.

Composto por cinco eixos (1 - O que é ser ACS: fazer “políticas públicas” ou fazer Política?; 2 - O ACS e o SUS: qual a trajetória histórica?; 3 - O ACS e sua prática: produção de saúde ou produção de números?; 4 - O ACS e a luta: salários, eleições ou mudança social?; e 5 - O ACS e seu papel transformador: o que fazer juntos hoje?), o curso foi um sucesso e teve a aprovação de toda a diretoria.


“Entendemos a necessidade de oferecer mais qualificação aos nossos diretores e representantes nas UBSs com essa parceria com a APSP. Essa foi mais uma iniciativa do Sindicomunitário-SP para seu aprimoramento no sentido de prestar cada vez mais e melhores serviços aos seus associados e à categoria em geral”, comemora o presidente do Sindicomunitário-SP, companheiro Jailson.


O curso foi muito abrangente e abordou diversas questões, desde as atribuições dos agentes comunitários de saúde dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do SUS (Sistema Único de Saúde), até os melhores caminhos de negociação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) e Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) com as Organizações Sociais (OS) e poder público.


A diretoria do nosso sindicato participou com entusiasmo de várias atividades e considera-se bem mais preparada para nossas próximas Campanhas Salariais e para levar demandas para o poder público, como as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde de São Paulo e mesmo para o Ministério da Saúde, sempre visando a melhoria da qualidade de vida e trabalho da categoria representada e defendida pelo Sindicomunitário-SP.


A APSP


A APSP foi fundada em 15 de dezembro de 1972 e é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida pela contribuição de seus associados e por recursos gerados pelos eventos que promove.


Representa os profissionais que atuam no campo da Saúde Pública e tem como finalidades principais promover o debate e posicionar-se sobre os problemas de saúde e a organização e funcionamento dos serviços; promover e estimular a formação e o aperfeiçoamento profissional no campo da Saúde Pública; congregar os profissionais do campo da saúde pública na defesa de seus direitos e orientar do ponto de vista deontológico as atividades relacionadas com a área.


CLIQUE AQUI PARA VER UM ÁLBUM DE FOTOS DO CURSO

© 2017 por David Paiva

Av. Prestes Maia, 241 - 43º andar - Conj. 4301 - Vale do Anhangabaú/SP CEP 01031-001 -  (11) 3313-7495 ou (11) 3311-8521