ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO

Neste mês de janeiro, o Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (CMS-SP) completará 20 anos de existência formal. O órgão, após muitas discussões, foi finalmente regulamentado através da Lei nº 12.546, de 7 de janeiro de 1998, na gestão do então prefeito Celso Pitta (1997-2000).

Ligado à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o CMS-SP tem, entre suas atribuições, a finalidade de atuar e deliberar na formulação e controle da execução da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado.

O Conselho também deve exercer o controle, o planejamento e a fiscalização do Fundo Municipal de Saúde, fundo esse para onde são destinados os recursos a serem gastos com a saúde no município.

Sempre presidido pelo secretário municipal de Saúde, que atualmente é Wilson Pollara, o CMS-SP é um colegiado formado por representantes de diversas organizações sociais, movimentos populares, associações, entre outros. As eleições ocorrem a cada dois anos. Esta eleição definirá quem serão os conselheiros municipais de saúde que atuarão no CMS-SP no biênio 2018/2019.

O Sindicomunitário-SP entende que um órgão dessa importância precisa ter um representante dos agentes de saúde, afinal o ACS é o principal elo entre a população e os serviços públicos de saúde e o sistema Único de Saúde (SUS).

Nossa diretoria, encabeçada pelo presidente Jailson, tem se empenhado em conseguir essa representatividade no CMS-SP, com direito a voz e voto. Mas não é tão simples conseguir essa vaga devido à grande importância do órgão, que reúne também representantes do governo municipal e da iniciativa privada.

Por isso, é muito importante a presença do maior número possível de agentes de saúde no Centro de Formação “18 de Agosto” (SindSep), no próximo dia 24 de fevereiro (sábado), dia que acontecerá as eleições. Não é possível que o principal representante da saúde pública de São Paulo, que é o agente de saúde, que conhece a fundo a realidade da saúde e saneamento nas comunidades onde atua, que promove e previne a saúde para a população, não tenha uma cadeira no CMS-SP.

VAMOS LUTAR PARA TER VEZ O VOZ NO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO!

ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE SAÚDE – BIÊNIO 2018/2019

Dia: 24 de fevereiro de 2018

Local: Centro de Formação ’18 de Agosto” (SindSep)

Endereço: R. Barão de Itapetininga, 163 – 2º andar – República – Centro – São Paulo/SP