Encontro com o vereador Gilberto Nascimento

O vereador Gilberto Nascimento (de preto), ladeado pelos companheiros Lauriano Gomes, João Paulo Lemos e João Paulo de Souza, recebe e protocola nosso pedido de apoio ao Curso Técnico de Agente Comunitários de Saúde.

Hoje nossos diretores João Paulo de Souza (secretário geral) e Lauriano Gomes (diretor técnico), acompanhados do assistente jurídico João Paulo Lemos, estiveram reunidos com o vereador Gilberto Nascimento, em seu gabinete na Câmara Municipal de São Paulo.

Esse foi mais um encontro com parlamentares paulistas, dentro da estratégia do Sindicomunitário-SP de angariar apoio do Legislativo (municipal e estadual) para a implantação do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, bem como tentar a criação de duas Frentes Parlamentares em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde, uma no âmbito municipal (via Câmara Municipal) e outra no âmbito estadual (via Assembleia Legislativa - Alesp). Neste último caso, um importante passo foi dado na semana passada, no dia 07/03 (quarta-feira), quando João Paulo Lemos esteve com o deputado estadual Padre Afonso Lobato, representando o nosso presidente Jailson. Naquele encontro, o parlamentar fez o pedido de criação da Frente Parlamentar em Defesa do PSF/ESF e dos Agentes Comunitários de Saúde. O documento encontra-se pronto, só aguardando o envio para Mesa Diretora da Alesp, para aprovação.

No encontro de hoje, o vereador Gilberto Nascimento questionou sobre as ações dos ACS'S e prometeu que irá avaliar e apoiar no que for necessário. Para tanto, irá se inteirar e acenou para nos apoiará no que for necessário na Comissão de Saúde da Câmara Municipal e em outras áreas de Saúde do poder público municipal.

Objetivos

Com o intuito de lutar pela implantação desse importante curso de Formação Técnica de Agente Comunitário de Saúde para melhorar a formação e qualificar ainda mais os ACS’s, nosso sindicato iniciou, a partir deste mês de fevereiro, uma maratona de reuniões e encontros com parlamentares paulistas, de todos os partidos e matizes ideológicas, entre os 55 vereadores da capital, os 94 deputados estaduais e os 3 senadores que representam o estado de São Paulo.

Além do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, o Sindicomunitário-SP está empenhado em criar duas Frentes Parlamentares em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde, uma municipal e outra estadual.

Próximas reuniões

Ainda esta semana já estão agendadas mais duas reuniões.

Amanhã, 13/03 (terça-feira), nossos companheiros deverão se encontrar com o vereador Milton Ferreira. Já na quarta-feira, dia 14/03, será a vez de participarmos de mais uma sessão da Comissão Permanente de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal e expor aos integrantes nossas preocupações sobre essas demandas e sobre a recente demissão de mais de 40 ACS’s de Rua, que trabalhavam para a Associação Saúde da Famiília (ASF) na região da Cracolândia.

Esse encontro deveria ter acontecido na última quarta-feira, 07/03, mas a sessão não ocorreu devido a falta de quórum.

Sobre o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde

O objetivo desse curso é formar profissionais técnicos de nível médio do eixo tecnológico AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA, na habilitação “Técnico em Agente Comunitário de Saúde”, de acordo com as demandas da região.

A duração será de 8 trimestres (2 anos), sendo 1.200 horas de curso técnico e 600 horas de estágio curricular.

Poderão participar do curso os estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º anos do ensino Médio ou que já tenham concluído esse grau de ensino.

Após a conclusão do curso, o agente receberá seu diploma de Técnico em Agente Comunitário de Saúde.

#VereadorGilbertoNascimento #CâmaradosVereadoresSP #FrenteParlamentarACS #CursoTécnicoACS #JoãoPauloLemos #JoãoPaulodeSouza #LaurianoGomes #maratonadereuniões