Encontro com o vereador Milton Ferreira

O assessor do vereador Milton Ferreira, Marcel Jofre (centro), recebe nosso diretor Valmir Aparecido (1º secretário geral) e João Paulo Lemos (assistente jurídico).

E seguimos com nossa agenda de conversar com parlamentares da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para angariar apoio para a aplicação do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e criação de duas Frentes Parlamentares (municipal e estadual) em defesa da categoria.

Neste último caso, um importante passo foi dado na semana passada, no dia 07/03 (quarta-feira), quando João Paulo Lemos esteve com o deputado estadual Padre Afonso Lobato, representando o nosso presidente Jailson. Naquele encontro, o parlamentar fez o pedido de criação da Frente Parlamentar em Defesa do PSF/ESF e dos Agentes Comunitários de Saúde. O documento encontra-se pronto, só aguardando o envio para Mesa Diretora da Alesp, para aprovação.

Hoje, 13/03 (terça-feira), nossos companheiros Valmir Aparecido (1º secretário geral) e João Paulo Lemos (assistente jurídico) estiveram no gabinete do vereador Milton Ferreira, onde foram recebidos por seu assessor, Marcel Jofre.

Muito solícito e prestativo, o assessor parlamentar recebeu e protocolou nosso pedido da Frente Parlamentar em apoio à expansão PSF/ESF, além do apoio para o Curso Técnico. Marcel Jofre garantiu que o documento chegaria às mãos do vereador Milton Ferreira e acredita que o apoio do parlamentar à nossa causa será irrestrito.

A nova gestão do Sindicomunitário-SP não brinca em serviço e, quando o assunto é defender os interesses da categoria dos agentes de saúde, não economizamos sola de sapato! Ainda iremos procurar mais apoio na Câmara Municipal, na Alesp e junto aos senadores que representam o estado de São Paulo.

Ao final dessa maratona de visitas e reuniões, estaremos divulgando os nomes e partidos daqueles parlamentares que gentilmente nos receberam, bem como daremos nomes aos bois daqueles parlamentares que deram as costas para nossos diretores e, consequentemente, para os agentes de saúde.

Além de estarmos tentando o possível para levar mais qualificação profissional e garantias de melhores condições de vida e trabalho à categoria, ainda acreditamos que o saldo dessas visitas e reuniões poderão ser uma boa ferramenta para as companheiras e companheiros virem quem, de fato, entre os vereadores e deputados de São Paulo, está preocupado com o futuro da nossa profissão.

Objetivos

Com o intuito de lutar pela implantação desse importante curso de Formação Técnica de Agente Comunitário de Saúde para melhorar a formação e qualificar ainda mais os ACS’s, nosso sindicato iniciou, a partir deste mês de fevereiro, uma maratona de reuniões e encontros com parlamentares paulistas, de todos os partidos e matizes ideológicas, entre os 55 vereadores da capital, os 94 deputados estaduais e os 3 senadores que representam o estado de São Paulo.

Além do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, o Sindicomunitário-SP está empenhado em criar duas Frentes Parlamentares em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde, uma municipal e outra estadual.

Próximas reuniões

Amanhã, dia 14/03, está programada mais uma sessão da Comissão Permanente de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal.

Mais uma vez estaremos lá para expor aos integrantes nossas preocupações sobre essas demandas e sobre a recente demissão de mais de 40 ACS’s de Rua, que trabalhavam para a Associação Saúde da Famiília (ASF) na região da Cracolândia.

Esse encontro deveria ter acontecido na última quarta-feira, 07/03, mas a sessão não ocorreu devido a falta de quórum.

Sobre o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde

O objetivo desse curso é formar profissionais técnicos de nível médio do eixo tecnológico AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA, na habilitação “Técnico em Agente Comunitário de Saúde”, de acordo com as demandas da região.

A duração será de 8 trimestres (2 anos), sendo 1.200 horas de curso técnico e 600 horas de estágio curricular.

Poderão participar do curso os estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º anos do ensino Médio ou que já tenham concluído esse grau de ensino.

Após a conclusão do curso, o agente receberá seu diploma de Técnico em Agente Comunitário de Saúde.

#VereadorMiltonFerreira #FrenteParlamentarACS #CâmaradosVereadoresSP #CâmaraMunicipal #JoãoPauloLemos #ValmirAparecidoSilveira #CursoTécnicoACS