ENTREVISTA: JOYCE BARRETO - APA de Pirituba publica vídeo e vira sensação entre agentes de saúde

A agente de promoção ambiental (APA), Joyce Barreto, da UBS Vila Pirituba, que tem levado informação sobre promoção da saúde e prevenção de doenças com muito humor.

Há poucos dias, um vídeo bem-humorado sobre a rotina dos agentes de saúde nas UBS’s de São Paulo viralizou nas redes sociais, principalmente no WhatsApp. Nele, uma ACS tenta explicar aos usuários do SUS o que é a vacina contra a febre amarela e sua importância.

Publicado no YouTube em 19 de janeiro deste ano, o vídeo já conta, até o momento desta publicação, com 1.344 visualizações. E deve aumentar.

A autora do viral é a aspirante a atriz e humorista Joyce Barreto, 22 anos, uma agente de promoção ambiental (APA) que trabalha, há quase quatro anos, na UBS Vila Pirituba.

Natural de São Paulo (SP), Joyce encontrou um meio de juntar o útil ao agradável ao criar peças humorísticas que, de forma descontraída e didática, levam informações importantes sobre promoção da saúde e prevenção de doenças. “A gente está há tanto tempo na saúde, muitas pessoas há mais tempo do que eu, que acaba se deixando levar pela rotina, problemas que enfrentamos no dia a dia para ajudar a população, que acabamos limitando nossa criatividade, que fica escondida dentro de nós e acabamos não mostrando”, contou a humorista à Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sindicomunitário-SP.

Joyce também tem apresentado um esquete (pequena cena teatral, ou de programa de rádio ou televisão, quase sempre de caráter cômico) chamado De Frente com Gabi e ao lado do Aedes aegypti”, onde interpreta a apresentadora Marília Gabriela. Na montagem, Gabi entrevista um falante mosquito Aedes aegypi e conhece os hábitos de seu entrevistado e como combater a temida febre amarela e as não menos terríveis dengue, zika e chikungunya.

Joyce Barreto interpreta a apresentadora Marília Gabriela no esquete "De Frente com Gabi e ao lado do Aedes aegypti", juntamente com as APA's Sandra Herbert e Sandra Ciriaco, que tem feito muito sucesso.

No esquete, dividem o palco com Joyce outras duas APA’s: Sandra Herbert (UBS Cidade Pirituba), que interpreta o mosquito, e Sandra Ciriaco (UBS Santo Elias), que faz o papel da jornalista e “moça do tempo” Maria Júlia, a Maju, da Rede Globo (Jornal da Globo).

Joyce concedeu uma entrevista exclusiva ao Sindicomunitário-SP sobre como iniciou sua carreira e seus planos para o futuro. Ela é a primeira de muitas companheiras e companheiros agentes de saúde que realizam trabalhos paralelos à suas profissões na área cultural, de educação e saúde que estaremos divulgando. Afinal, esses trabalhos são muito mais que diversão e hobbies: são um belo serviço de conscientização para as comunidades onde esses valorosos profissionais atuam.

Confira a entrevista a seguir!

Sindicomunitário - Quando você percebeu que tinha essa vocação para o humor e dramatização?

Joyce Barreto - Desde os 14 anos de idade já fazia teatro. Ao todo foram 3 anos de teatro. Quando era mais nova, em reuniões de família eu sempre aprontava algo para surpreendê-los e foi tirando o sorriso de cada pessoa que percebi que tinha este dom.

Quais foram seus primeiros trabalhos e onde?

O teatro oficial que criei, “De Frente com Gabi e ao lado do Aedes aegypti”, quando comecei a trabalhar na UBS Vila Pirituba. Tudo começou em 2016. Apresentei em diversas unidades e, graças a divulgação, recebemos o convite para apresentar neste final de semana (XIII Feira de Artes de Pirituba).

O vídeo que você produziu sobre a realidade de quem trabalha nas unidades básicas de saúde (UBS) fez muito sucesso entre a categoria. Você tem outros trabalhos dessa natureza ou pretende produzir novos vídeos?

Este foi o primeiro vídeo que "produzi", mas pretendo continuar trazendo novas realidades de uma forma divertida e respeitosa.

Você tem intenção de seguir carreira como atriz ou humorista profissionalmente?

É um sonho meu, porém é uma área muito difícil, então vou vivendo a realidade.

Você apresentará um esquete ao lado de outras duas APA’s, Sandra Ciriaco e Sandra Herbert, na XIII Feira de Artes de Pirituba, que acontece nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro, em Pirituba, abordando novamente o problema do Aedes aegypti. A ideia é voltar totalmente seu trabalho para os problemas enfrentados por agentes de saúde e saúde pública, ou pretende diversificar os temas em trabalhos futuros?

Pretendo diversificar os temas que estarão em alta na unidade.

Você se refere à unidade de saúde onde você trabalha, a UBS Vila Pirituba?

Também, mas a realidade das outras unidades costumam ser parecidas, apesar de vivermos em territórios diferentes, e estarei sempre aberta a sugestões também.

É praticamente um trabalho de educação, conscientização e informação também, não é? Além de divertir, você está prestando um serviço para a comunidade onde atua. Essas apresentações ficam restritas às unidades ou você leva também para fora da unidade, para o público em geral?

Ah, sim, o teatro já apresentamos em escolas e associações, inclusive na "Viradinha da Saúde". Então, qualquer pessoa que precisar da nossa apresentação para orientação e conscientização estaremos disponíveis.

E o vídeo não será restringido não, pretendo até fazer um mostrando a realidade da população também.

E como tem sido a receptividade entre suas colegas e os próprios gestores da unidade? Eles têm apoiado essa sua iniciativa?

Me senti uma verdadeira artista ao chegar na unidade, recebi diversas mensagens de pessoas da saúde elogiando o recado que foi dado, e tenho o maior apoio dos colegas e principalmente da gerente.

Há alguma ideia para um novo projeto ou previsão de criar novos projetos? Pretende postar mais vídeos em seu canal no YouTube?

Já tenho algumas coisas em mente, mas previsão mesmo, talvez este mês! E o canal (YouTube) pretendo continuar com ele sim, farei a divulgação inicial por lá e depois enviarei via WhatsApp.

Quero agradecer a todos pela divulgação e aos elogios. Eu costumo dizer sempre que o reconhecimento não há dinheiro que pague.

SERVIÇO

XIII Feira de Artes de Pirituba – “De Frente com Gabi e ao lado do Aedes aegypti”

Quando: 03 de fevereiro de 2018 (sábado)

Horário: 13h e 16h Duração: 15 minutos Gratuito