Frente dos Sindicatos dos ACS e ACE do Estado de São Paulo realiza sua primeira reunião

Da esq. p/ dir.: Ronaldo César, Marta Sanches, Paulo Lopes, Nadir Donizeti, Cinthia Muniz, João Paulo de Souza, Andréia Gonçalves e Zezito Roza.

Logo no início deste ano de 2020, alguns sindicatos que representam os ACS e ACE do estado de São Paulo estão se unindo para fortalecer a luta da categoria frente aos grandes desafios que estão por vir.

Na manhã do último dia 22/01 (quarta-feira), quatro representantes de entidades sindicais que representam os ACS e ACE, além de dirigentes sindicais do Sindicomunitário-SP, reuniram-se no auditório da nossa sede e decidiram criar a Frente dos Sindicatos dos ACS e ACE do Estado de São Paulo. A proposta dessa primeira reunião foi iniciar uma discussão para elaborar estratégias de articulação, enquanto estado de São Paulo, com o objetivo de fortalecer essas entidades nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Estiveram presentes no encontro: João Paulo de Souza (secretário geral – Sindicomunitário-SP), Marta Sanches (diretora financeira – Sindicomunitário-SP), Andréia de Carvalho Gonçalves (diretora Deptº Jurídico – Sindicomunitário-SP), Zezito Roza (diretor administrativo e de parcerias – Sindicomunitário-SP), Paulo Lopes (presidente – Sindiemprol-SP), Ronaldo César (diretor de base – SINDACS ABC), Cinthia Muniz (presidente – SINDACS Vale do Paraíba), Nadir Donizeti (presidente – SINDASE São José do Rio Preto), Rodrigo Costa (presidente – SINDACS ABC) e Francielly Lopes (auxiliar administrativa - Sindiemprol-SP).

O presidente do Sindicomunitário-SP, companheiro Jailson, participou da reunião via videoconferência.

O presidente do Sindicomunitário-SP, Jailson, também participou dessa histórica reunião, via videoconferência, uma vez que está de licença em outro estado para tratar de assuntos familiares.

A ideia da criação de uma Frente de Sindicatos que representam a categoria no estado de São Paulo já vem sendo discutida entre essas entidades há algum tempo. A primeira ação conjunta nesse sentido aconteceu, na prática, no dia 9 de outubro do ano passado, quando quatro dirigentes sindicais de diferentes entidades reuniram-se com o deputado estadual Vinícius Camarinha (PSB), onde discutiram o projeto de lei nº 1104/2019, de sua autoria, que adequa a jornada de trabalho dos ACS e ACE para seis horas ininterruptas.

Agora, nesta reunião do dia 22/01, ficou decidida a formalização dessa importante frente sindical dos ACS e ACE, que fortalecerá em muito a luta da nossa categoria por melhores condições de vida e trabalho.

Entre as diversas propostas discutidas, focadas em ações unificadas das cinco entidades sindicais envolvidas até agora (Sindicomunitário-SP, Sindiemprol, Sindacs ABC, Sindase São José do Rio Preto e Sindacs Vale do Paraíba), estão a criação de uma logomarca que represente essa união e um informativo digital regular, além de algumas versões impressas, para levar mais informação e serviços que essas entidades prestam aos seus associados e à categoria de um modo geral.

A reunião entre as cinco entidades foi muito produtiva e deverá trazer grandes avanços para a categoria neste ano de 2020.

Em breve começaremos a publicar e detalhar as ações conjuntas dessas entidades sindicais que estão aí para defender os interesses dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) no estado de São Paulo!

Fiquem ligados em nosso site e redes sociais. Também estaremos divulgando os veículos de informação dos sindicatos parceiros para que toda a categoria esteja bem informada, unida e falando a mesma língua para os desafios de 2020 e anos seguintes!

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DESSA REUNIÃO HISTÓRICA