Profissionais da saúde realizam manifestação em defesa do SUS

Os manifestantes levaram um caixão que simbolizava o enterro do ministro da Saúde.

O diretor do Sindicomunitário-SP, Valmir Aparecido (1º secretário geral), acompanhou uma grande manifestação no último dia 05/04 (quinta-feira), organizada pelo vereador Gilberto Natalini, em defesa e contra o sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram profissionais da saúde, trabalhadores, entidades da sociedade civil e usuários do SUS.

Foram denunciados a falta de recursos e problemas de gestão que acarretam a má qualidade na prestação de serviço à população.

Gilberto Natalini lembrou que cerca de 150 milhões de brasileiros dependem exclusivamente do SUS. “O governo vem tentando matar o SUS, deixando os profissionais sem condições de trabalho. O sistema precisa de mais dinheiro para poder sobreviver, com gestão e sem desvios.”

De preto, atores encenavam em macas e cadeiras de rodas o drama de pacientes que sofrem nas filas dos hospitais. Também levavam um caixão para simbolizar o enterro simbólico do ministro da Saúde.

Os manifestantes se reuniram em frente à sede da Associação Paulista de Medicina (APM), no centro da capital, e marcharam até a Catedral da Sé, no centro da capital. O protesto foi organizado pela Frente Democrática em Defesa do SUS.

O SUS foi lembrado como uma conquista da sociedade brasileira e que foi planejado para prestar atendimento a toda população. Os médicos apontam para um esforço deliberado do governo Temer para enfraquecer o SUS e assim privilegiar as empresas privadas de saúde.

O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, lembrou que o próximo domingo (7) marca o Dia Internacional da Saúde, num momento em Brasil fica mais cada vez mais distante do caminho da dignidade nesta área, com a deterioração gradual do SUS.

O segmento da população que mais precisa de um Sistema Único de Saúde fortalecido é a população idosa, segundo o diretor da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), José Aureliano Ribeiro. “Os preços elevados dos planos de saúde não cabem no orçamento dos idosos que vivem das aposentadorias. Calamidade o que fazem com o SUS. Não aceitamos. Quando o sistema foi pensando, era um dos melhores do mundo. ”

Fonte: Site do vereador Gilberto Natalini

LINK: http://vereadornatalini.com.br/slide-view/profissionais-da-saude-fazem-velorio-simbolico-de-ministro-da-saude-e-denunciam-sucateamento-do-sus/

#Manifestação #vereadorGilbertoNatalini #SUS #caixão #ministrodaSaúde #DefesadoSUS