NOTA DE ESCLARECIMENTO À CATEGORIA: PANDEMIA COVID-19 (CORONA VÍRUS)

O Sindicomunitário-SP exige da SMS-SP (Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo) e das Organizações Sociais (0S) o fornecimento de Equipamentos de Proteção para os(as) trabalhadores(as)

O Sindicomunitário-SP vem informar a todos que estamos vivendo um momento complexo e inusitado em relação à pandemia instalada no mundo inteiro.

O Brasil acaba de ser acometido por essa crise e precisa se estruturar para combater o vírus COVID-19 (novo coronavírus). Toda área da saúde está de prontidão e nossa categoria não ficará de fora em sua responsabilidade e aos cuidados com a nossa comunidade, amigos e familiares.

Estivemos hoje, 17/03 (terça-feira), na Secretaria Municipal de Saúde, que nos atendeu em caráter excepcional, pois todas as reuniões foram suspensas por força de decreto municipal publicado hoje em diário oficial pelo prefeito Bruno Covas.

Eu, presidente Jailson, e a diretora Andréia, fomos recebidos pela Silvana e Cida, que trabalham na área técnica da Atenção Básica, representando a Coordenadora, Sra. Maria Cristina, que não pode estar presente, onde apresentamos as nossas preocupações em relação à proteção e à saúde dos nossos trabalhadores e trabalhadoras.

Solicitamos, tanto para a Secretaria como para as Organizações Sociais, a disponibilização, em caráter de URGÊNCIA, de ÁLCOOL GEL para todos os ACS, APA, APD, ACI, Acompanhantes Comunitários e Redutores de Danos, e também solicitamos a suspenção IMEDIATA da coleta de assinaturas dos cadastrados pelos trabalhadores e EXIGIMOS o cumprimento Integral do DECRETO MUNICIPAL de 17/03/2020.

Ressaltamos a importância de mantermos a nossa higienização permanente durante as visitas, manter a distância mínima de 1 metro dos cadastrados durante as visitas e encaminhar quem apresente sintomas do coronavírus para a UBS.

Vamos orientar os nossos idosos a ficarem o mais isolados possível, mesmo dentro de casa, pois fazem parte do grupo de risco; orientar os nossos cadastrados com os cuidados que precisam tomar.

Vamos nos atentar aos cuidados pessoais, evitando ambientes com aglomerações.

Caros colegas, também podemos fazer a diferença nesse grave momento, criando REDES DE SOLIDARIEDADE nas nossas comunidades. Exemplo: aqueles idosos que porventura moram sozinhos, podemos solicitar que seus vizinhos se prontifiquem a ir no mercado para eles, pagar contas, pegar remédio nos postos etc, para que eles não se exponham a riscos.

O Sindicomunitário-SP vai continuar acompanhando as determinações da prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde e das Organizações Sociais e exigindo deles o devido cuidado com a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como também devemos respeitar e seguir o DECRETO MUNICIPAL publicado hoje, 17/03.

Toda e qualquer mudança, manteremos toda a categoria informada.

É hora de união e cuidado. Juntos haveremos de vencer o COVID-19.

Confiram, nos links abaixo, as orientações dos governos federal e municipal, através de Portaria e Decreto.

PORTARIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE Nº 356/2020 - DOU

(DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO)

ORIENTAÇÕES À CATEGORIA, COLSULTÓRIO DE RUA, COORDENADORIAS REGIONAIS E SUPERVISÕES TÉCNICAS DE SAÚDE

DECRETO 16/03/2020 - SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA - PREFEITURA DE SÃO PAULO