Nova UBS República é entregue à população

Diretores do Sindicomunitário, Jailson (presidente), João Paulo de Souza (secretário geral) e Valmir Aparecido (1º secretário geral), posam para foto com o prefeito Bruno Covas em uma das entradas da nova UBS República

Finalmente foi inaugurada hoje, 01/10 (segunda-feira), às 7h, pelo prefeito Bruno Covas e pelo secretário municipal de Saúde Edson Aparecido dos Santos, a nova sede da UBS Fernanda Sante Limeira (UBS República), após muita discussão e procura por um local apropriado para abrigar a unidade que ficava na Praça da Bandeira, no centro de São Paulo. A UBS iniciou os atendimentos logo após a solenidade de inauguração.

Prefeito Bruno Covas e secretário Edson Aparecido abrem a fita de inauguração da UBS República.

A cerimônia também contou com a presença da coordenadora regional de Saúde Centro, Nilza Maria Piassi Bertelli, e da supervisora técnica de Saúde Sé/Santa Cecília, Arlete Flório.

Nosso presidente Jailson, acompanhado dos companheiros João Paulo de Souza (secretário geral) e Valmir Aparecido (1º secretário geral), estiveram lá para conhecer a nova unidade e tentar agendar uma reunião com o atual prefeito, que substituiu João Dória, que se afastou para disputar o governo de São Paulo nas eleições de 7 de outubro próximo.

O Sindicomunitário-SP tem acompanhado atentamente o problema e participado de diversas reuniões com movimentos sociais e representantes do poder público municipal ligados à área da saúde, sempre com a presença do nosso companheiro Valmir Aparecido (1º Secretário Geral), responsável pela região central de São Paulo.

Estrutura

Localizada na Praça do Patriarca,100 (em frente a sede da prefeitura), a UBS funciona em quatro dos sete andares do prédio. O restante será ocupado pela Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro, que passará a funcionar também no imóvel.

O presidente do Sindicomunitário-SP, companheiro Jailson, conversa com o prefeito Bruno Covas para agendar uma reunião.

Além da entrada acessível, a nova sede da UBS República conta com dois elevadores e um consultório acessível - localizado no térreo - destinado a pessoas com deficiência. A unidade contará também com o Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD), que funciona atualmente na UBS Santa Cecília.

A UBS República conta com salas de vacina, inalação, curativos, para coleta de exames laboratoriais e especiais, sala de observação, medicamentos, 15 consultórios, sala de emergência, farmácia, sala para agentes comunitários de saúde, sala Nasf, sala de APD, salas de esterilização, de expurgo, guarda de materiais esterilizados, odontologia, serviço social e supervisão.

O atendimento do novo equipamento contará com seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), duas equipes de consultório na rua, duas equipes de consultório dentário, uma sala de coleta especial de exames de laboratório. Ao todo, são cinco médicos generalistas trabalhando. A UBS República abrange uma população de cerca 46 mil pessoas na região, com 16.700 usuários cadastrados.

Entenda a novela

A UBS República tem passado por diversos problemas há algum tempo, o que levou a seu fechamento definitivo, por ocasião do desabamento do teto, desde o dia 30 de janeiro/2017, quando estava instalada na antiga sede do Hotel São Paulo, na Praça da Bandeira, centro de São Paulo.

O prefeito Bruno Covas descerra a placa inaugural da UBS República acompanhado (esq. p/ dir.) da supervisora técnica de Saúde Sé/Santa Cecília, Arlete Flório, do secretário municipal de Saúde Edson Aparecido, da coordenadora regional de Saúde Centro, Nilza Maria Piassi Bertelli, e da gerente da unidade, Laryssa Denyse de Campos.

A unidade foi instalada em 2009, no início da gestão do prefeito Gilberto Kassab e durante a programação das festividades do aniversário da cidade, e deveria atender, principalmente, usuários que vivem em situação de rua e vulnerabilidade social.

Com seu fechamento, a UBS República, administrada pela Organização Social (O.S.) Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada de Saúde), passou a encaminhar os pacientes para o Núcleo de Gestão Assistencial da Várzea do Carmo, na região, através de translado feito por vans.

Desde então, a unidade da Praça da Bandeira permaneceu fechada até a definição de um novo local para sua reinstalação.

SERVIÇO UBS Fernanda Sante Limeira (UBS República)

Endereço: Praça do Patriarca, 100 – Centro Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Os diretores do Sindicomunitário-SP, companheiros Jailson (presidente), João Paulo de Souza (secretário geral) e Valmir Aparecido (1º secretário geral), posam para foto com ACS’s na porta da nova sede da UBS República.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VER O ÁLBUM DE FOTOS DA INAUGURAÇÃO DA UBS REPÚBLICA!

#UBSRepública #BrunoCovas #Inauguração #IABAS #SecretariaMunicipaldeSaúdedeSãoPaulo #EdsonAparecido