Palestra do prof. Davi Rumel, ‘O papel do ACS na redução da mortalidade entre 30-69 anos’, foi um su

Prof. Davi Rumel (em pé) durante a profere a palestra ‘O papel do ACS na redução da mortalidade entre 30-69 anos’. Sentado, o secretário geral do Sindicomunitário, João Paulo de Souza.

O Sindicomunitário-SP realizou mais uma importante palestra em seu auditório, no último dia 09/11 (sexta-feira), proferida pelo Prof. Davi Rumel, com o tema ‘O papel do ACS na redução da mortalidade entre 30-69 anos’.

Em uma sala lotada por diretores e representantes do Sindicomunitário-SP na base, Davi Rumel discorreu, das 10h30 às 13h, sobre temas importantes e, principalmente, hábitos alimentares que interferem diretamente na saúde e bem-estar da população, que podem ser decisivos para a longevidade e nas taxas de mortalidade por problemas de saúde.

O evento foi transmitido ao vivo na página do Facebook do sindicato e ainda está disponível para quem se interessar em assistir (os links estão no final da matéria).

O médico sanitarista destacou uma importante publicação, de 2014, produzida e distribuída pelo Ministério da Saúde. O ‘Guia Alimentar para a População Brasileira’ é considerado um marco, segundo o médico sanitarista, pois o Brasil foi o primeiro país a tomar a iniciativa em publicar esse valioso estudo. De acordo com Davi Rumel, outros países resistiram em publicar o guia. O motivo alegado, inacreditavelmente, seria por questões mercadológicas e lobbies com laboratórios e a indústria farmacêutica. Segundo o palestrante, a maioria dos médicos opta simplesmente por prescrever aos seus pacientes medicamentos justamente por receberem certas vantagens dos laboratórios, ao invés de procurar se preocupar também com os hábitos alimentares.

No final da palestra, a foto oficial para registrar esse importantíssimo evento.

Além de traçar um quadro preocupante sobre a saúde da população baseado em seus hábitos alimentares, Rumel também deu diversas dicas sobre uma boa alimentação e como ela age em nosso organismo.

Enfim, foram informações valiosas que os agentes comunitários de saúde poderão levar às famílias nas comunidades onde atuam e mesmo para suas próprias famílias.

O Sindicomunitário-SP está realizando diversas palestras, não apenas na área de saúde, mas também sobre cidadania, meio ambiente e outros assuntos que afetam diretamente nosso dia a dia, mesmo que não nos demos conta. Em breve estaremos divulgando novas agendas com novas palestras e encontros, sempre com o intuito de levar informação de qualidade para a categoria.

Quem é Davi Rumel

Davi Rumel é médico sanitarista. Em 2011, assumiu a coordenação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na região do extremo sul do município de São Paulo, sob a responsabilidade da ONG Associação Saúde da Família (ASF), permanecendo no cargo até meados de 2014. Atualmente trabalha como professor na Faculdade de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e como coordenador do Programa HealthRise Brasil, que visa diminuir a mortalidade prematura de adultos.

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ASSISTIR A TRANSMISSÃO AO VIVO DA PALESTRA DO PROF. DAVI RUMEL

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VER O ÁLBUM DE FOTOS

#Palestra #DaviRumel #Sindicomunitário #JoséJailson