• Assessoria de Comunicação

PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Palestra no Sindicomunitário-SP foi esclarecedora


Dra. Fabíola Sucasas (esq.) e a ACS Catarina Jesus Santos durante a palestra no auditório do Sindicomunitário-SP.

O SINDICOMUNITÁRIO-SP realizou, no último dia 07/12 (sexta-feira), das 11h às 13h, em seu auditório, a palestra “Prevenção da Violência Doméstica”, proferida pela ACS Catarina Jesus Santos e pela Dra. Fabíola Sucasas (promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo).

Foi um evento muito importante para a categoria, tendo em vista que a grande maioria é composta por mulheres. E, coincidentemente, a Câmara dos Deputados havia aprovado, no dia 04/12 (terça-feira), o Projeto de Lei 9.691/18, que prevê a responsabilidade do agressor de ressarcir os custos dos serviços de saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dos dispositivos de segurança usados em caso de pânico em situações relacionadas às vítimas de violência doméstica e familiar.

A Dra. Fabíola Sucasas foi a primeira a falar e contou diversas histórias reais, que ela mesma tomou conhecimento em processos que acompanhou, para ilustrar sua preleção.

A promotora também fez uso de uma detalhada apresentação (link no final desta matéria) que citava e analisava a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), apontava as características da violência doméstica, a “cultura” da violência doméstica contra a mulher, dados e estatísticas, o ciclo dessa violência, os diferentes tipos de violência, entre outros aspectos importantes.

Programa PVDESF

Mas o foco principal foi justamente um importante programa de combate e conscientização sobre a violência doméstica no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), elaborado pela Dra. Fabíola e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). Ela falou sobre o PVDESF (Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia Saúde da Família) e apresentou uma cartilha elaborada pelo MP-SP (link no final da matéria), que contou com o apoio do SEBRAE, além da Prefeitura de São Paulo. O programa deu tão certo que a cartilha acabou sendo publicada também em inglês, francês e espanhol. Distribuída inicialmente na zona leste de São Paulo, o trabalho se expandiu por toda a cidade e até no interior e litoral do Estado.


Entre outros assuntos, Dra. Fabíola destacou a Lei Maria da Penha, considerada pela ONU a terceira melhor do mundo na defesa da mulher.

Até o momento, já foram feitas 16 edições dessa cartilha que foram distribuídas a cerca de 850 agentes de saúde, além de 173 outros profissionais da área. Isso representa 184 mil famílias atendidas pelo programa através de orientações e conscientização sobre como evitar a violência doméstica.

O resultado desse belo trabalho foi uma Menção Honrosa no XIII Prêmio Innovare (2016), que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

O Instituto Innovare, criador da premiação, é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos principais e permanentes a identificação, premiação e divulgação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que estejam contribuindo para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro.

E neste ano de 2018, o programa também já foi indicado como finalista do Prêmio Viva, na categoria Saúde, organizado pela revista Marie Claire e Instituto Avon.

Experiência

Em seguida, foi a vez da companheira Catarina Jesus Santos, ACS que atua na Zona Leste da capital (Cidade Tiradentes), explanar sobre sua vasta experiência como agente comunitária de saúde. Ela contou como a informação, o conhecimento e a aproximação com o seu sindicato, o Sindicomunitário-SP, no caso, foi fundamental para que ela se tornasse uma importante liderança em sua base de atuação.


A ACS Caratina Jesus fez um emocionante relato sobre sua experiência profissional e a importãncia de estar sempre informada e junto com seu sindicato.

Com um comovente relato, a companheira ACS sensibilizou os presentes que acompanhavam a palestra, que se identificaram com as experiências relatadas por ela, pois passam diariamente pelos mesmos problemas, principalmente abusos das chefias e assédio moral.

“Nesse processo, há chefias que nos dão total apoio, como meus gerentes Ana Paula de Oliveira Cardoso e Glauco Marinho, que sempre me apoiaram muito. Mas, em contrapartida, há algumas chefias que abusam do poder que têm”, ressaltou a ACS.

Com perseverança e muita luta, Catarina já foi integrante da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em sua unidade, e também participa das reuniões do Conselho Gestor da Supervisão de Saúde e do Conselho Gestor da UBS, além de participar ativamente de todas as atividades, reuniões e assembleias do Sindicomunitário-SP. Catarina foi muito aplaudida no final de sua explanação.

Enfim, foi um grande e importantíssimo encontro, que certamente deverá mudar a maneira como as companheiras e companheiros ACS passarão a abordar as famílias que visitam diariamente em suas regiões.


O presidente do Sindicomunitário-SP, companheiro Jailson, cumprimentou e agradeceu as palestrantes já com um compromisso firmado para o próximo dia 09/01/2019, quando sindicato e MP se unirão no combate à violência doméstica.

As duas palestrantes também se comprometeram a voltar no Sindicomunitário-SP no próximo ano, desta vez para colaborar em um treinamento para nossos diretores levarem essas informações para suas unidades de saúde, juntamente com a cartilha do PVDESF. Uma primeira reunião já está agendada para o dia 9 de janeiro do ano que vem, já na primeira semana após o recesso no sindicato.

Nossos parabéns e profundo agradecimento à ACS Catarina Jesus Santos e à Dra. Fabíola Sucasas por essa brilhante palestra e pelo belíssimo trabalho que vêm desenvolvendo juntas, numa perfeita simbiose entre o Ministério Público de São Paulo e a Estratégia Saúde da Família via agentes comunitários de saúde!


No final, foto de fim de ano com diretores do sindicato, palestrantes e convidados.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VER UM ÁLBUM DE FOTOS DA PALESTRA


CLIQUE NO LOGOTIPO DO FACEBOOK ABAIXO PARA ASSISTIR O VÍDEO COM A TRANSMISSÃO AO VIVO DA PALESTRA


CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VER A ÍNTEGRA DA APRESENTAÇÃO DA DRA. FABÍOLA SUCASAS


CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VISUALIZAR O PDF DA CARTILHA

"PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES COM A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA".


#Palestra #DraFabíolaSucasas #Sindicomunitário #ViolênciaDoméstica #CatarinaJesusSantos #MinistérioPúblico

25 visualizações

© 2017 por David Paiva

Av. Prestes Maia, 241 - 43º andar - Conj. 4301 - Vale do Anhangabaú/SP CEP 01031-001 -  (11) 3313-7495 ou (11) 3311-8521