Diretoria reúne-se com promotora do MPSP para discutir combate à violência doméstica e assédio sexua

Da esq. p/ dir.: Valmir Aparecido, Lauriano Gomes, José Jailson, Maria Luisa, Dra. Fabíola Sucasas, João Paulo de Souza, Marta Sanches e Catarina de Jesus.

Como combinado no ano passado, diretores do Sindicomunitário-SP reuniram-se, no último dia 09/01 (quarta-feira), com a promotora de justiça do MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo), Dra. Fabíola Sucasas Negrão Covas, em seu gabinete, no centro de São Paulo.

O objetivo foi efetivar uma parceria para a realização de projetos voltados ao combate à violência praticada contra a mulher, em especial a mulher ACS (agente comunitária de saúde).

Estiveram nessa reunião, com a promotora de justiça, o presidente do Sindicomunitário-SP, José Jailson, o secretário geral João Paulo de Souza, o 1º secretário geral Valmir Aparecido, a 2ª secretária geral Maria Luisa, a diretora financeira Marta Sanches e o diretor técnico Lauriano Gomes, além da companheira ACS Catarina de Jesus.

A Dra. Fabíola, juntamente com a companheira Catarina, proferiram uma importante e esclarecedora palestra, no dia 07/12 do ano passado, uma sexta-feira, sobre prevenção da violência doméstica. O sucesso dessa palestra foi tão grande que surgiu a ideia de uma parceria entre o Sindicomunitário-SP e o Ministério Público para a prevenção e combate à violência doméstica e assédio sexual que envolvem as agentes comunitárias de saúde. Naquela oportunidade, o Sindicomunitário-SP e a Dra. Fabíola já agendaram essa reunião para selar essa sociedade.

Diretores do Sindicomunitário-SP durante reunião com Dra. Fabíola Sucasas no MPSP.

De imediato, na reunião do dia 09/01, ficou decidido que essa parceria deverá construir protocolos e instruir juridicamente as agentes de saúde em relação a situações de abusos e dos instrumentos de prevenção e proteção tanto no exercício de suas funções quanto no âmbito doméstico. Esse projeto deverá ser batizado de “Fátima Vive”, em homenagem à ACS Fátima de Jesus Viana Rosa, violentada e assassinada por um usuário de sua UBS durante o exercício de sua função.

Em breve o Sindicomunitário-SP deverá começar a realizar novos encontros com a promotora de justiça e outros órgãos públicos para iniciar um ciclo de palestras junto às agentes comunitárias de saúde, quando serão dadas as condições e as devidas orientações para essas profissionais saberem lidar com tais situações e onde buscar apoio.

Essa é mais uma iniciativa importante do nosso sindicato para o bem-estar, segurança e qualidade de vida e trabalho para a nossa categoria.

No final da reunião, foto para registrar e celebrar essa histórica parceria entre o Sindicomunitário e o MPSP.

#Sindicomunitário #MPSP #MinistérioPúblico #DraFabíolaSucasas #CatarinaJesusSantos #Assédio #assédiosexual #ViolênciaDoméstica