Sindicomunitário-SP participa de Plenária da Força Sindical-SP

O Secretário Geral do Sindicomunitário-SP, João Paulo de Souza, e o Secretário Administrativo, Zezito Roza, entregam ofício ao presidente estadual da Força Sindical-SP, Danilo Pereira, propondo parcerias entre os sindicatos filiados à central sindical. (Foto: Erick Vizoki/Sindicomunitário-SP)

No último dia 11/12/2017 (segunda-feira), os diretores do Sindicomunitário-SP, João Paulo de Souza (Secretário Geral) e Zezito Roza (Secretário Administrativo), participaram da última plenária do ano da Força Sindical São Paulo, realizada no auditório do Sindicato da Saúde. Além do Sindicomunitário-SP, cerca de outros 60 sindicatos filiados à central sindical marcaram presença.

O objetivo do encontro foi prestar contas das atividades promovidas ao longo do ano, apresentar a previsão orçamentária para 2018 e definir ações para o enfrentamento da reforma trabalhista.

Também foram apresentadas sugestões e propostas para que todos os filiados atuem de forma uniforme em suas categorias, tentando assim fazer frente a nova reforma trabalhista.

Entre os temas abordados estavam: Reforma Trabalhista, MP’s e PL’s; Programa de sindicalização; Compartilhamento de serviços; Relatórios de atividades 2016 / 2017 e previsão financeira 2018; além de assuntos gerais.

Representantes de cerca de 60 sindicatos filiados à Força Sindical marcaram presença e lotaram o auditório do Sindicato da Saúde/SP. (Foto: Erick Vizoki/Sindicomunitário-SP)

“A terceirização e a reforma trabalhista trouxeram mudanças drásticas, criaram uma nova realidade para o trabalhador e o movimento sindical. O objetivo aqui é apontar ações uniformes, sem pensar em outra fonte de receita, com o pé no chão”, disse Danilo Pereira, presidente da Força-SP, ao abrir a plenária.

O presidente estadual da Força Sindical também destacou, logo na abertura do evento, a parceria entre o Sindicomunitário-SP e o Sintratêxtil, que passaram, neste mês dezembro, a compartilhar a Colônia de Férias do Sindicato dos Têxteis de São Paulo.

Estes dois sindicatos foram os primeiros a selar essa parceria, em São Paulo, no intuito de levar mais lazer e descanso para as duas categorias profissionais representadas pelas duas entidades sindicais. Num futuro próximo, o Sintratêxtil deve disponibilizar também, para os agentes comunitários de saúde (ACS) associados ao Sindicomunitário-SP, serviços médicos e odontológicos já oferecidos aos trabalhadores do setor têxtil.

“Com o iminente sucateamento dos sindicatos e, consequentemente, do movimento sindical brasileiro por ocasião da implantação da reforma trabalhista aprovada no atual governo federal, as entidades sindicais terão que se ajudar, firmarem parcerias entre si”, diz João Paulo de Souza. “Se não houver uma alternativa de receita para os sindicatos substituírem a perda da contribuição sindical, prevista na reforma trabalhista de Michel Temer, a tendência é que aconteça um severo enfraquecimento em massa dos sindicatos em todo o País. Essas parcerias serão fundamentais para todos os sindicatos, que terão, sem dúvida, que se reinventar’, concorda Zezito Roza.

O Secretário Geral do Sindicomunitário-SP, João Paulo de Souza (dir.), e o Secretário Administrativo, Zezito Roza, durante a Plenária da Força Sindical Estadual São Paulo. (Foto: Erick Vizoki/Sindicomunitário-SP)

#ForçaSindical #Plenária #JoãoPaulodeSouza #ZezitoRoza #ReformaTrabalhista #Parcerias