Sindicomunitário-SP e SMS-SP realizam homenagem histórica aos Agentes de Saúde

Evento foi realizado no Centro de Convenções do Anhembi com grande estrutura

Agentes de saúde, autoridades, diretores do Sindicomunitário-SP posam para foto histórica da primeira homenagem do poder público aos ACS com apoio do nosso sindicato. (Foto: Erick Vizoki/Sindicomunitário-SP)

O Sindicomunitário-SP participou, no último dia 31/10 (quinta-feira), pela manhã, de um grandioso evento em homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, comemorado no dia 4 de outubro em todo País.

O evento foi um pedido do nosso sindicato à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), diretamente ao secretário Edson Aparecido. Assim, o evento, que aconteceu no Centro de Convenções do Anhembi, iniciado às 9h e encerrado às 13h, foi uma parceria entre o Sindicomunitário-SP e SMS-SP.

O grande encontro foi intitulado “A Contribuição do Agente Comunitário de Saúde na Implementação do SUS na Atenção Primária do Município de São Paulo” e ressaltou o importante elo desse profissional entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as famílias.

Atualmente, o município de São Paulo conta com 8.916 agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam nas Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas equipes de Consultório na Rua e Redenção na Rua, segundo o DATASUS. Em todo estado de São Paulo, esses trabalhadores e trabalhadoras são 33.609, segundo a mesma fonte. Isso sem contar outros profissionais importantes como os Agentes de Promoção Ambiental (APA), Acompanhantes Comunitários de Idosos (ACI), Acompanhantes Comunitários (AC), Acompanhantes de Pessoas com Deficiência (APD) e Agentes Redutores de Danos (ARD).

Além de prestigiar todos esses profissionais, numa cerimônia inédita promovida e organizada pela prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, ainda foram homenageados alguns dos profissionais mais antigos na profissão, sendo entregues placas comemorativas a cada um deles.

Ovação

Nosso presidente Jailson juntou-se às autoridades, no palco do auditório Celso Furtado, para homenagear nossa categoria e não deixou de levar a público algumas demandas e problemas enfrentados por esses trabalhadores, quando foi muito aplaudido por todas as companheiras e companheiros.

O presidente Jailson é aplaudido de pé pela categoria durante seu discurso, quando homenageou e defendeu os ACS. (Foto: Erick Vizoki/Sindicomunitário-SP)

Articulador dessa homenagem junto à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Jailson foi um dos primeiros a discursar no evento e foi estridentemente ovacionado pelos trabalhadores da saúde presentes no Centro de Convenções do Anhembi. Nosso presidente discursou por cerca de 17 minutos. Em sua oratória, o sindicalista elogiou e agradeceu o poder público municipal e as OSs parceiras no que tange a ouvir nosso sindicato sempre que demandadas, mas também não poupou críticas pontuais sobre as dificuldades da categoria em São Paulo.

Lembrou que algumas OSs ainda resistem em contemplar direitos garantidos por lei aos ACS e outros profissionais ligados à ESF que são defendidos pelo Sindicomunitário-SP. Ressaltou que o sindicato patronal que representa as OSs, hospitais filantrópicos e Santas Casas, o Sindhosfil, até tem boa vontade, mas às vezes alguns filiados do patronal acabam travando as negociações e resvalando má reputação junto a esses trabalhadores, o que acaba “queimando o filme” de OSs conscientes e com verdadeira responsabilidade social.

Homenagem de Bruno Covas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, infelizmente não pôde participar dessa bela homenagem por conta de um sério problema de saúde. Mesmo assim, o prefeito não deixou de participar da comemoração ao enviar, mesmo enfermo, um vídeo para parabenizar os homenageados. “Eu não poderia deixar de agradecer a todo o trabalho que vocês têm feito na cidade de São Paulo. É nossa obrigação cuidar da Atenção Básica e é exatamente esse trabalho preventivo de vocês que faz a grande diferença na política de saúde da cidade de São Paulo. Em meu nome e em nome de toda a população da cidade, eu agradeço a esse trabalho e a vocação que vocês têm, um grande abraço!”, disse o prefeito Bruno Covas em vídeo exibido no telão durante a cerimônia.

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, também ressaltou a importância dos agentes comunitários de saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF) e no SUS, ao lembrar o combate à dengue, zika vírus e chikungunya, e as campanhas de vacinação que ainda estão acontecendo em todo País. “Nós não teríamos chegado aos índices de combate à dengue e ao sarampo, se não fossem os agentes comunitários de saúde”, afirmou o secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Diretores do Sindicomunitário-SP registram, em foto, o encontro histórico. Da esq. p/ dir.: Maria Luisa, Andréia Gonçalves, Lauriano Gomes, José Jailson, Valmir Aparecido e Zezito Roza. (Foto: Erick Vizoki/Sindicomunitário-SP)

Enfim, foi uma grande festa que contou com presenças importantes como o próprio secretário de Saúde, o ex-secretário de Saúde de São Paulo Eduardo Jorge, a secretária adjunta Edjane Maria Torreão Brito e diretores do Sindicomunitário-SP, entre outras autoridades da Saúde municipal. Foi uma manhã de muita emoção, que contou com diversas atrações entre música, dança e mensagens de otimismo, além dos discursos das autoridades.

(Com informações e agradecimentos à ASCOM/Plataformas Digitais SMS-SP)

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ASSISTIR AO DISCURSO DE JOSÉ JAILSON

LINK 1 - Jailson, presidente do Sindicomunitário-SP, é chamado para discursar - Anhembi - 30/10/2019

LINK 2 - Presidente do sindicato dos ACS