• Assessoria de Comunicação

RETROSPECTIVA 2019

Atualizado: 20 de Dez de 2019


O ano de 2019 foi um ano de muitas incertezas e dificuldades. A classe trabalhadora foi fortemente abalada por diversas medidas que começaram ainda no governo anterior, no governo Michel Temer, e que sofreu reflexos e mais medidas que endureceram ainda mais as regras para contratação de trabalhadores e que levaram a grandes mobilizações neste ano.


Mas também tivemos algumas alegrias e vitórias, graças a essas mesmas mobilizações e ao trabalho do nosso sindicato em defesa da categoria dos agentes comunitários de saúde.

Nesta breve RETROSPECTIVA 2019 iremos reviver, mês a mês, alguns desses importantes acontecimentos, incluindo as lutas do SINDICOMUNITÁRIO-SP frente as novas leis que passaram a reger a vida dos trabalhadores em geral. E iremos abordar o que mudou na vida da nossa categoria.




Clique nos títulos dos tópicos para visitar as matérias completas de cada acontecimento!


JANEIRO


Diretoria reúne-se com promotora do MPSP para discutir combate à violência doméstica e assédio sexual

O ano de 2019 iniciou-se, para nosso sindicato e nossa categoria, com um importante apoio na luta contra a violência doméstica e particularmente contra a mulher. Um mês antes, no dia 07/12/2018 (sexta-feira), o Sindicomunitário-SP recebeu em seu auditório a Dra. Fabíola Sucasas, do Ministério Público de São Paulo (MPSP), para uma esclarecedora palestra sobre prevenção da violência doméstica e assédio sexual, que contou também com a presença da nossa companheira e diretora ACS Catarina Jesus.

No dia 09/01/2019 nossos diretores reuniram-se com a Dra. Fabíola, em seu gabinete no MPSP, para consolidar essa parceria.


CAMPANHA SALARIAL 2019: Primeira reunião para discutir a CCT já aconteceu

Nossa luta para renovar nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) começou no comecinho ano. No dia 11/01 (sexta-feira) realizamos a primeira reunião com a diretoria executiva e de base para discutir alguns pontos que deveríamos negociar nas reuniões com o Sindhosfil. Entre eles, a questão do Adicional de Insalubridade, o feriado da categoria (4 de outubro), abono de faltas, adicional noturno, vale transporte, entre outros.


Sindicomunitário-SP participa de ato em defesa da Justiça do Trabalho

No dia 21/01 (segunda-feira) nosso sindicato apoiou e participou de uma grande manifestação em defesa da Justiça Trabalhista, organizada por diversas entidades ligadas à Justiça do Trabalho. O ato aconteceu para rebater insinuações do presidente recém-eleito Jair Bolsonaro (PSL) de que o Brasil é um dos únicos países do mundo com uma justiça especializada na resolução de conflitos trabalhistas. Assim que assumiu o governo, a extinção do Ministério do Trabalho foi a primeira medida adotada pelo novo chefe do Executivo nacional.


FEVEREIRO


Sindicomunitário-SP promove palestra ‘Direitos Humanos no Brasil’

No início de fevereiro (08/02, sexta-feira) o Sindicomunitário-SP recebeu, em seu auditório, o renomado ativista de Direitos Humanos, Dr. Ariel de Castro Alves, que proferiu a importante palestra ‘Direitos Humanos no Brasil’. Para um auditório lotado, Dr. Ariel afirmou que os agentes comunitários de saúde são, de certa forma, militantes dos direitos humanos. Ele lembrou que o direito irrestrito à saúde, assim como bem-estar, serviços médicos e serviços sociais indispensáveis, está previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos (Art. 25).


Sindicomunitário-SP participa de ato contra projeto da reforma da Previdência

No dia 20/02 (quarta-feira) aconteceu nova manifestação contra o governo Jair Bolsonaro. Dessa vez o protesto foi para contestar a Reforma da Previdência proposta pelo novo presidente eleito.

O ato, que foi chamado de ‘Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora’, e aconteceu em outros estados, além de São Paulo, foi convocado pela Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Intersindical, Nova Central, Central Geral dos Trabalhadores, Central Sindical e Popular- Conlutas e Central dos Sindicatos Brasileiros.


MARÇO


Reunião no Ministério da Saúde - Brasília - 28/03/2019

No dia 27/03/2019 (quarta-feira), diretores do Sindicomunitário-SP, juntamente com outras lideranças dos ACS, estiveram no Ministério da Saúde, no gabinete do ministro Luiz Henrique Mandetta, em Brasília, para levar demandas importantes da categoria. O presidente Jailson e diretores foram recebidos pelo chefe de gabinete, Alex Machado Campos, e pelo deputado federal Dr. Leonardo Albuquerque, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao ACS e ACE.


ABRIL


Sindicato evita constrangimento de ACS’s na região oeste

A diretoria do Sindicomunitário-SP, incluindo o presidente Jailson, visitou na manhã do dia 29/04 (segunda-feira), a UBS Parque da Lapa, região Oeste da capital.

A ação aconteceu após denúncia de que os agentes comunitários de saúde seriam obrigados a acompanhar uma ação de desocupação de dezenas de famílias da comunidade Humaitá.

O Sindicomunitário-SP entende que essa não é, nem de longe, uma atribuição dos ACS, e que poderia, inclusive, colocar em risco a integridade física desses trabalhadores.


MAIO


1º de Maio 2019: ato unificado de centrais sindicais aprovam greve geral para 14 de junho

O presidente do Sindicomunitário-SP, companheiro Jailson, juntamente com diversos diretores, esteve presente na histórica comemoração do Dia dos Trabalhadores, 1º de Maio (quarta-feira) de 2019. A manifestação aconteceu em diversos estados e cidades do Brasil. Na cidade de São Paulo, o ato ocorreu no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista, com início pontualmente às 10h, com encerramento por volta das 20h30.

Pela primeira vez, participaram de um ato unificado as maiores centrais sindicais do País: CUT, Força Sindical, CTB, UGT, Intersindical, CSB, CGTB, Nova Central, CSP-Conlutas, além da Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo. Também estiveram presentes representantes de partidos de esquerda, como PT, PSOL e PSTU.


JUNHO


Diretores do Sindicomunitário-SP se reúnem com vereadora Adriana Ramalho

O presidente do Sindicomunitário-SP, companheiro Jailson, e diretores do nosso sindicato estiveram no dia 26/06 (quarta-feira) na Câmara Municipal de São Paulo, quando foram recebidos pela vereadora Adriana Ramalho (PSDB), em seu gabinete.

O objetivo dessa visita foi pedir à vereadora sua ajuda e que interceda em favor da nossa categoria junto ao prefeito Bruno Covas (PSDB) e ao secretário Municipal de Saúde, Dr. Edson Aparecido dos Santos, para agilizar algumas demandas que vêm tirando o sono desses trabalhadores da saúde há muito tempo.


JULHO


CAMPANHA SALARIAL 2019: Agentes Comunitários de Saúde decretam ESTADO DE GREVE

Em assembleia geral extraordinária realizada no dia 27/07 (sábado), no auditório da sede do Sindicomunitário-SP, em votação unânime a contraproposta enviada pelo sindicato patronal da nossa categoria, o Sindhosfil – Sindicato das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, foi rejeitada pelos agentes comunitários de saúde da cidade de São Paulo.

O Sindicomunitário-SP reivindicava um aumento da ordem de 8% em parcela única e o Sindhosfil oferecia apenas 5,07%, parcelado em duas vezes.

Em vista desse impasse, as companheiras e companheiros presentes na assembleia decidiram adotar uma medida que costumamos evitar, que é o estado de greve. Isso significa que, se essa intransigência continuasse, os agentes comunitários de saúde e afins poderiam entrar em greve a qualquer momento.

Felizmente, após essa decisão, a greve não foi necessária, uma vez que o Sindhosfil acabou recuando e fechamos um acordo de reajuste de 5,07% em parcela única no piso salarial, extensivo também a outros benefícios como VR, VA (Cesta Básica) e auxílio-creche.


AGOSTO


CAMPANHA SALARIAL 2019 - 5,07% de reajuste em parcela única: mais uma conquista da categoria

Mais uma Campanha Salarial complicada, de tirar o fôlego, chegava ao fim. Este foi, sem dúvida, um dos anos mais difíceis para nossa categoria em termos de negociações.

No dia 12/08/2019 (segunda-feira), finalmente foi assinado com o Sindhosfil (sindicato patronal) nossa CCT 2019/2020 (Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020).

Conquistamos um reajuste em nosso piso salarial de 5,07%, EM PARCELA ÚNICA! Esse foi um grande avanço, não apenas por conseguirmos o reajuste todo de uma vez, mas também pelo índice conquistado, acima da maioria das categorias profissionais. Assim, o piso salarial dos ACS da Capital passou a ser de R$ 1.586,64 e de R$ 1.388,31 para as companheiras e companheiros do litoral e interior do estado.


Sindicomunitário-SP cobra da SMS melhores condições de trabalho, qualificação e cuidado com a saúde

O presidente Jailson e o secretário geral João Paulo de Souza estiveram reunidos com o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido dos Santos, na manhã do dia 12/08 (segunda-feira), em seu gabinete na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP).

Na reta final da Campanha Salarial 2019, nossos companheiros diretores conversaram com o secretário Edson Aparecido para levar diversas demandas importantes da categoria diretamente ao poder público municipal.


SETEMBRO


Sindicomunitário-SP leva demandas da categoria para Bruno Covas

Em encontro realizado entre a comunidade de Ermelino Matarazzo e o prefeito Bruno Covas (PSDB), ocorrido na manhã do dia 26/08 (segunda-feira), no salão da Igreja São Francisco de Assis, nossa diretora do Deptº Jurídico, Andréia de Carvalho Gonçalves, aproveitou para levar ao chefe do Executivo municipal algumas das principais demandas e reivindicações da nossa categoria.


Assembleia aprova ACT com Iabas e piso é reajustado em 5,08%

Em assembleia geral extraordinária realizada na manhã do sábado 14/09, no auditório da sede do Sindicomunitário-SP, as trabalhadoras e trabalhadores contratados pelo Iabas aprovaram a contraproposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que valerá de 1º de agosto/2019 a 31 de julho/2020.

O reajuste no piso salarial e outros benefícios econômicos (auxílio creche e vale refeição) foi de 5,08%. Com esse índice, o valor do piso salarial dos companheiros da capital passa a ser de R$ 1.701,04 a partir de 1º de agosto/2019. O piso anterior era de R$ 1.618,81, o que representa um ganho de R$ 82,23.


CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO 2019: Sindicato inicia entrega do Kit Maternidade

No dia 26/09 (quinta-feira) o Sindicomunitário-SP iniciava uma campanha inédita em nossa entidade.

O presidente Jailson, acompanhado do secretário geral João Paulo de Souza, entregou os primeiros Kits Maternidade, uma importante iniciativa social para ajudar nossas companheiras ou companheiros que tivessem esposas no 7º mês de gestação ou com filhos até três meses de idade.

Lembrando que nossa categoria é composta em sua grande maioria por mulheres (cerda de 90%), ironicamente o primeiro contemplado foi um representante masculino, o companheiro ACS Douglas Guilherme, da UBS Jd. Caiçara, da Zona Sul, região do Jd. Ângela. Sua esposa havia ganhado bebê há pouco tempo e o feliz papai entregou a ela uma bolsa personalizada com alguns itens de primeira necessidade para seu neném: fraldas, sabonete, shampoo, lencinho umedecido, pomadinha para assadura, toalha de banho e pano de boca.

Até o final do ano de 2019 haviam sido entregues mais de 50 Kits Maternidade em todas as regiões da Capital. Essa campanha deve se estender durante o ano 2020, independentemente da Campanha de Sindicalização.


OUTUBRO


Quatro sindicatos reúnem-se com deputado estadual Vinícius Camarinha

O dia 09/10 (quarta-feira) foi um dia histórico para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) do Estado de São Paulo. Pela primeira vez estiveram reunidas quatro entidades sindicais que representam esses trabalhadores e trabalhadoras: Sindicomunitário/SP, Sindase (São José Rio Preto), Sindacs (Grande São Paulo) e Sindacs Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O nosso presidente, companheiro Jailson, acompanhado dos diretores Marta Sanches (diretora financeira), Maria Luísa (2ª secretária geral) e Zezito Roza (secretário administrativo e diretor de parcerias) esteve reunido com o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) onde discutiram, junto com outras lideranças sindicais, o projeto de lei de sua autoria, número 1104/2019, que adequa a jornada de trabalho dos ACS e ACE para seis horas ininterruptas.


Diretoria termina Curso de Formação Política pela APSP

No dia 29/03, uma sexta-feira, a diretoria do Sindicomunitário-SP reuniu-se com integrantes da APSP - Associação Paulista de Saúde Pública no auditório de sua sede. Naquela data os especialistas Áquilas Mendes, Samara Mendes, Daniele Correia, Daniel Figueiredo e Leonardo Carnut elaboraram um detalhado e aprofundado projeto e vieram apresentá-lo ao presidente Jailson e toda a diretoria. Tratava-se do projeto para o “Curso de Formação Política e os Agentes Comunitários de Saúde”.

Esse curso foi elaborado sob medida para a diretoria do Sindicomunitário-SP e representantes de UBSs para que possam ter mais conhecimento e embasamento quando forem defender os ACS em seus locais de trabalho ou nas negociações com as OS, ou com o poder público.

O curso teve início no dia 09/05 (quinta-feira) e terminou no dia 18/10/2019 (sexta-feira), um pouco mais de um mês do que o previsto, que deveria ter seu encerramento no dia 06/09.


NOVEMBRO


Sindicomunitário-SP e SMS-SP realizam homenagem histórica aos Agentes de Saúde

O Sindicomunitário-SP participou, no dia 31/10 (quinta-feira), de um grandioso evento em homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, comemorado no dia 4 de outubro em todo País.

O evento foi um pedido do nosso sindicato à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), diretamente ao secretário Edson Aparecido. Assim, o evento, que aconteceu no Centro de Convenções do Anhembi, iniciado às 9h e encerrado às 13h, foi uma parceria entre o Sindicomunitário-SP e SMS-SP.

O grande encontro foi intitulado “A Contribuição do Agente Comunitário de Saúde na Implementação do SUS na Atenção Primária do Município de São Paulo” e ressaltou o importante elo desse profissional entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as famílias, além de contar com diversas apresentações artísticas e culturais e pronunciamentos de diversas autoridades. Entre elas o presidente do Sindicomunitário-SP, Jailson, o secretário municipal de Saúde Edson Aparecido e o ex-secretário municipal de saúde Eduardo Jorge, que ocupou o cargo por duas vezes (governos Luíza Erundina e Marta Suplicy).


DEZEMBRO


Diretores vão à Caraguatatuba levar boas notícias sobre insalubridade

Os diretores do Sindicomunitário-SP, companheiros Jailson (presidente), Maria Luisa (2ª secretária geral), Andréia Gonçalves (Deptº Jurídico) e Lauriano Gomes (diretor técnico), acompanhados da advogada Dra. Maridete, estiveram reunidos com ACSs de Caraguatatuba (litoral sul de São Paulo) no dia 26/10 (sábado), na Igreja Batista Nova Vida, no bairro Indaiá.

Eles foram levar boas notícias em relação à ação movida por nosso sindicato acerca do Adicional de Insalubridade, ação esta na qual saímos vitoriosos.


Campanha de Sindicalização 2019 foi novamente um grande sucesso

Nossa Campanha de Sindicalização 2019 chegou ao fim no dia 06/12 (sexta-feira), após quase quatro meses de atividades, quando foi iniciada em agosto de 2019. Devido ao grande sucesso, a Campanha foi prorrogada por mais uma semana, pois seu término estava previsto para o dia 30/11.

Essa Campanha de Sindicalização conseguiu mais de 1.200 novos associados, o que fortalece em muito nossa entidade, e que certamente fará muita diferença na Campanha Salarial de 2020.

Nesse período foram mais de trezentas visitas a UBSs em todas as regiões da Capital e entregues mais de 50 Kits Maternidade para as novas mamães. Também foram distribuídos centenas de Kits Associado e o grande sorteio de prêmios a todos os associados, novos e antigos, aconteceu no dia 07/12 (sábado).


Diretores vão à Brasília mais uma vez brigar pelos direitos dos agentes de saúde

O presidente do Sindicomunitário-SP, companheiro Jaílson, e o secretário-geral João Paulo de Souza, participaram, em Brasília, de evento organizado pela CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde) e pela Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde, realizado no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, no dia 11/12/2019 (quarta-feira).

A pauta do encontro foi, principalmente, discussões relacionadas aos seguintes assuntos: projeto de lei que versa sobre a diminuição da jornada de trabalho dos ACSs para 30 horas e o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde prometido pelo Ministério da Saúde em nível nacional.


CAMPANHA SALARIAL 2019: O prêmio master já foi entregue!

Nossa Campanha de Sindicalização 2019 foi encerrada no dia 06/12 (sexta-feira) e o grande sorteio dos prêmios, que aconteceu no dia 07/12 (sábado), com transmissão ao vivo em nossa página oficial no Facebook, foi realizado com excelente audiência!

E o prêmio principal, uma Smart TV 50”, saiu para a companheira Maria Aparecida Canete Ribeiro, da UBS Nossa Senhora do Brasil (OS Iabas), que recebeu seu prêmio das mãos da nossa diretora Marta Sanches, que representa toda a região Centro-Oeste!

© 2017 por David Paiva

Av. Prestes Maia, 241 - 43º andar - Conj. 4301 - Vale do Anhangabaú/SP CEP 01031-001 -  (11) 3313-7495 ou (11) 3311-8521