Reunião discute situação dos ACS de demitidos pela ASF

Diretores do Sindiclmunitário-SP com o secretário municipal de Saúde Wilson Pollara, secretária adjunta de Saúde Dra. Maria da Glória, presidente e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Paulo, vereadores Patrícia Bezerra e Gilberto Natalini (respectivamente).

No último dia 9 de abril (segunda-feira), um importante encontro reuniu titulares do Sindicomunitário-SP, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Comissão Permanente de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo. A reunião aconteceu no gabinete do secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara. Representando o Sindicomunitário-SP estiveram presentes o presidente José Jailson, os diretores Valmir Aparecido (1º Secretário Geral), Marta Sanches (Diretora Financeira), Zezito Roza (Secretário Administrativo) e o assistente jurídico João Paulo Lemos. Pela Comissão de Saúde, estavam a presidente vereadora Patrícia Bezerra e o vice-presidente vereador Gilberto Natalini e, pela Secretaria Municipal de Saúde, o secretário Wilson Pollara e a secretária adjunta Dra. Maria da Glória Zenha Wieliczka.

Em discussão, a situação dos ACS que atuam na Cracolândia.

Ocorre que cerca de 40 agentes comunitários de saúde (ACS) de rua, que atuam na região da Cracolândia para dar assistência aos dependentes químicos, foram demitidos por sua empregadora, a Organização Social (OS) Associação Saúde da Família (ASF).

O problema é que a ASF deixará de prestar serviços para a prefeitura de São Paulo e para a Secretaria Municipal de Saúde, por quem é contratada diretamente. Só que ainda não foi definida a nova parceira que dará continuidade nesse importantíssimo trabalho realizado na região da Cracolândia e, com isso, os 39 ACS dispensados não têm nenhuma garantia de emprego e seguem cumprindo aviso prévio.

Para tentar reverter essa triste situação, o Sindicomunitário-SP protocolou ofícios na Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Paulo, Conselho Municipal de Saúde de São Paulo e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

A SMS e a Comissão de Saúde atenderam ao chamado do Sindicomunitário no dia 9 de abril e o secretário Wilson Pollara garantiu que esses agentes terão seus empregos preservados e deverão ser contratados pela nona empresa que atuará na região da Cracolândia.

Enfim, tivemos a palavra da Secretaria Municipal de Saúde, supervisionada pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Paulo, de que essas companheiras e companheiros terão seus empregos garantidos.

CONFIRA AS FOTOS DA REUNIÃO CLICANDO AQUI!

#SecretariaMunicipaldeSaúdedeSãoPaulo #ComissãodeSaúde #ACS #cracolândia #WilsonPollara #DraMariadaGlóriaZenha #Secretário