Reunião entre Sindicomunitário-SP e SPDM-PAIS foi considerada produtiva

Diretores do Sindicomunitário-SP e representantes da SPDM-PAIS concordaram que essa reunião foi produtiva e prometem apurar as demandas levadas pelo nosso sindicato.

Diretores do Sindicomunitário-SP reuniram-se no último dia 20/03 (terça-feira) com representantes da SPDM-PAIS (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Programa de Atenção Integral à Saúde).

Estiveram na sede da Organização Social (O.S.) os diretores Valmir Aparecido (1º secretário geral), Marta Sanches (diretora financeira), Zezito Roza (secretário administrativo), Lauriano Gomes (diretor técnico) e o assistente jurídico João Paulo Lemos.

O encontro foi solicitado pela própria supervisão e Conselho Gestor da região do Jabaquara (zona sul), através da Dra. Célia, que esteve presente na reunião, e intermediado pelo companheiro Lauriano. Este último vinha tentando, desde setembro do ano passado, conseguir agendar essa reunião junto à Sra. Vera, que na época estava de férias e, quando retornou, comprometeu-se a verificar a melhor data, o que conseguiu junto à supervisora Dra. Célia.

Na oportunidade, a Sra. Rosinéia, da SPDM-PAIS, pediu que comuniquemos sempre antes das “supervisões” a SPDM, pois o canal de comunicação, se não estava aberto, estará e permanecerá aberto a partir de agora.

Entre os assuntos, foram discutidos os casos do JUTA II e Campestre. Diversos assuntos pendentes foram abordados, como: contrato, quantidade de visitas por ACS; contagem de tempo INSS, PPP; visitações, cobertura de área 100% (afastados, gestantes e demais); ACS’s perfazendo trabalho fora da UBS (UBS sem PSF/ESF); trabalhos internos e administrativos (que não são atribuição dos ACS’s); marcação de ponto (horário de saída, entrada e almoço); advertência a ACS’s (manifestação e ato ecumênico); preenchimentos em prontuários, carteiras de vacinação, livros de coleta e livros de vacinação; acolhimento, recepção, carimbar guias e alguns procedimentos de enfermagem; ACS’s fazendo coleta de exames; ACS’s escaladas para ficarem na unidade, nos corredores, e para digitação de fichas E-SUS.

Os representantes da SPDM presentes confirmaram haver recebido ofícios sobre atribuições e sobrecarga dos ACS’s.

A coodenadora técnica que encontrava-se presente, Sra. Elizabete Mitsue, irá apurar nossas solicitações e nos responderá com a maior brevidade possível. Ela passou para a companheira Marta os contatos do RH da SPDM-Butantã e agora o Departamento Jurídico do Sindicomunitário-SP, que já fez o contato, está aguardando uma reposta e e-mails para oficializar nossos pedidos junto as autoridades competentes.

Em resumo, os diretores avaliaram que foi uma reunião produtiva, explicativa e que demonstra que deverá haver uma “investigação” sobre os temas abordados e respostas o mais breve possível.

#SPDM #Reunião #JutaII #Campestre