Reunião do Conselho Gestor UBS República traz mais detalhes sobre nova sede

O diretor Valmir Aparecido (centro) e a companheira Mel (dir.) levantaram a questão dos Agentes do Consultório de Rua.

Nosso sindicato participou de mais uma reunião do Conselho Gestor da UBS República, no último dia 28/03 (quarta-feira), na Câmara Municipal de São Paulo. O Sindicomunitário-SP esteve representado pelos diretores Valmir Aparecido (1º secretário geral) e Lauriano Gomes (diretor técnico), além da representante do sindicato na região centro, companheira Mel, e do assistente jurídico João Paulo Lemos.

Na oportunidade, a coordenadora do Conselho Gestor, Andressa, falou sobre a nova sede da UBS República. Entre diversas informações, ela informou que a nova unidade não terá nenhuma placa, pois o prédio é uma edificação tombada pelo patrimônio histórico. Disse ainda que o local passará por uma ampla reforma no subsolo, térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares, para que no primeiro momento já possa atender a população, não tendo data prevista para funcionamento, bem como para a inauguração.

Andressa também falou sobre o novo aplicativo que será disponibilizado aos usuários do SUS, o ‘Agenda Fácil’. Para sua utilização, o usuário deverá pegar na sua UBS o protocolo de acesso e, por meio desse aplicativo, todos poderão agendar, marcar e desmarcar consulta instantaneamente. Contudo, para os que não possuírem meios eletrônicos, os referidos atendimentos serão agendados no espaço físico da UBS normalmente.

O companheiro Lauriano elogiou a inovação, mas questionou sobre a ficha E-SUS, no caso de o usuário não quiser ou negar-se a ser visitados pelos ACS’s, se isso acarretaria algum custo. Andressa respondeu que os ACS’s só serão visitados os cadastrados no E-SUS que não sejam contrários a essa visita.

O diretor técnico Lauriano Gomes (de boné) elogiou o novo aplicativo, mas questionou sobre a ficha E-SUS.

Já o companheiro Valmir Aparecido informou que estamos, enquanto sindicato, correndo para que os Agentes do Consultório de Rua, que se encontram em situação demissionária, sejam transpostos ou contratados pelo IABAS, juntamente com a Secretaria de Saúde. No entanto, novas ocorrências aconteceram e os coordenadores alegaram que somente tiveram conhecimento sobre a questão nessa reunião, transmitida pela ACS Mel. Os conselheiros disseram que irão apurar a veracidade das informações.

O assistente jurídico João Paulo Lemos levantou a questão da preocupação ao atendimento da população que não tiver meios de utilizar o aplicativo, bem como pontuou que a seguridade do atendimento emergencial deve ser feita sobre o Preceito Constitucional do Direito a Vida e a Saúde, bem como confirmou novamente a fala da coordenadora Andressa de que haverá as marcações, bem como todas as ações do aplicativo no modo físico na UBS.

Para finalizar, também foi lembrada a criação da comissão feita pela Audiência Pública do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), que atuará no levantamento de dados da reestruturação na saúde de São Paulo, bem como acompanhará as mudanças informadas pelo secretário municipal de Saúde, Wilson Modesto Pollara.

#UBSRepública #ConselhoGestor #LaurianoGomes #ValmirAparecido #Mel #JoãoPauloLemos