Em reunião com ACS’s da UBS Barra Funda, Sindicomunitário-SP afirma que lutará por insalubridade

Diretores e Departamento Jurídico do Sindicomunitário-SP chamaram os ACS da UBS Barra Funda para decidirem juntos qual o melhor caminho a tomar.

Na última quarta-feira (25/10), o Sindicomunitário-SP recebeu, em seu auditório, companheiras e companheiros ACS’s da UBS Barra Funda (Zona Oeste).

Esses agentes estão vinculados à OS (Organização Social) Santa Casa de São Paulo e ainda não recebem o Adicional de Insalubridade.

Apesar de o Adicional de Insalubridade não constar na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2017/2018, celebrada e assinada pelo Sindicomunitário-SP e o Sindhosfil (sindicato patronal) em julho deste ano, o benefício já é previsto em Lei Federal (13.342/2016), que diz o seguinte: “O exercício de trabalho de forma habitual e permanente em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelos órgãos competentes do Poder Executivo Federal, assegura aos agentes de que trata esta Lei, a percepção de Adicional de Insalubridade, calculado sobre o seu vencimento ou salário-base”.

Nosso Departamento Jurídico, juntamente com diretores do sindicato, vem solicitando a reativação desse benefício por parte da Santa Casa de São Paulo, que parou de pagar o benefício em 2016.

A última reunião entre o Sindicomunitário-SP e a direção da Santa Casa ocorreu no último dia 16/10, onde a pauta foi justamente exigir o cumprimento da lei e o pagamento do Adicional de Insalubridade. Novamente, o hospital filantrópico negou o pedido.

Assim, nosso sindicato convocou os ACS’s da UBS Barra Funda (única unidade de saúde sob a responsabilidade da Santa Casa) para uma reunião em nossa sede no intuito de discutir com as companheiras e companheiros em que pé está a situação e qual caminho deveremos tomar, se esses trabalhadores da saúde querem que entremos com uma ação judicial trabalhista ou tentar outras opções.

Seja qual for a determinação desses companheiros, o sindicato irá acatar. Só estamos aguardando essa decisão, que deve ser tomada com responsabilidade, para que esses trabalhadores não sejam ainda mais prejudicados.

Fiquem atentos e acompanhem sempre as publicações em nosso site e em nossa página no Facebook para se manter informados. Em breve devemos ter novidades.

Lembramos que estamos em plena Campanha de Sindicalização, e esta é uma grande oportunidade para os ACS’s de São Paulo se sindicalizarem e fortalecer esta luta.

LEMBRE-SE: NENHUM DE NÓS É TÃO FORTE QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!

#SantaCasa #Insalubridade #UBS #Sindicomunitário #DepartamentoJurídico