Secretário de Saúde recebe diretores e propõe parceria com o Sindicomunitário-SP

Atualizado: Fev 4

Da esq. p/ dir.: Maria Luisa (2ª secretária geral - Sindicomunitário-SP), Maria Cristina Honório dos Santos (diretora municipal de Atenção Básica à Saúde), João Paulo de Souza (secretário geral - Sindicomunitário-SP), secretário municipal de Saúde Edson Aparecido, Andréia Gonçalves (diretora Deptº Jurídico - Sindicomunitário-SP), Zezito Roza (secretário de Administração e Parcerias - Sindicomunitário-SP) e Lauriano Gomes (assessor sindical - Sindicomunitário-SP). (Foto: Erick Vizoki/Sindicomunitário-SP)

No último dia 31/01 (sexta-feira) deste ano, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido dos Santos, acompanhado da diretora de Atenção Básica do município, Maria Cristina Honório dos Santos, recebeu diretores do Sindicomunitário-SP em primeira reunião de 2020 para discutir demandas da categoria.

Estiveram presentes os diretores João Paulo de Souza (secretário geral, representando o presidente Jailson), Maria Luisa (2ª secretária geral), Andréia Gonçalves (diretora do Deptº Jurídico), Zezito Roza (secretário de administração e parcerias) e Lauriano Gomes (assessor sindical).

Os diretores do Sindicomunitário-SP foram muito bem recepcionados pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, em seu gabinete. A avaliação de nossos diretores é de que a reunião foi produtiva. (Foto: Erick Vizoki/Sindicomunitário-SP)

Nossos companheiros levaram diversas demandas importantes da categoria para apreciação do secretário Edson e pediram sua intercessão junto às OSs e órgãos ligados à saúde pública da cidade de São Paulo. Os companheiros avaliaram que o encontro foi bastante positivo.

Entre as demandas levadas ao secretário, discutimos problemas como:

- O trabalho sindical junto a base (algumas OSs ainda dificultam o acesso de nossos diretores à categoria nas UBSs);

- O pagamento de Auxílio Transporte (nem todos os ACSs moram perto das UBSs que precisam atender, muitas vezes utilizando transporte próprio ou custeando as passagens de transporte público do próprio bolso);

- Mudança de área de abrangência (uma vez que a lei 11.350/2006 sofreu alterações no ano passado, permitindo sair da área de abrangência no caso de compra de imóvel próprio ou ameaça à sua integridade física), casos em que algumas OSs não estão atentando para essas questões específicas;

- Pagamento das Campanhas de Vacinação (algumas OSs estão devendo o pagamento até hoje);

- Verba por desempenho, uma vez que a categoria é ampla e cada um desempenha um importante papel em suas respectivas comunidades;

- Cursos de Capacitação, uma antiga reivindicação da categoria que até agora, após anos, ainda está só na promessa.

Outro tema importante que foi discutido na Secretaria Municipal de Saúde (SMS-SP) com o secretário Edson Aparecido foi sobre a atribuição dos ACSs nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Muitas companheiras e companheiros são desviados de suas funções originais para atender demandas as quais não foram contratados ou mesmo treinados para tais desempenhos.

Comissão definida

Também entregamos ao secretário Edson Aparecido um ofício com uma relação dos integrantes de uma comissão de ACSs, solicitado por ele mesmo no evento de comemoração do Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (4 de outubro), que aconteceu no Palácio de Convenções do Anhembi, no dia 31/10 do ano passado, para discutir problemas como o Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde, entre outros itens.

O secretário foi muito prestativo e propôs uma parceria com nosso sindicato para ter levantamentos e informações que ajudem a resolver boa parte dos problemas enfrentados por nossa categoria. Além de receber nossos diretores muito bem, ele mesmo fez questão de pedir uma foto da reunião (essa que está no início desta matéria).

Agora é aguardar as respostas da SMS-SP, mas estaremos de olho e cobrando essas respostas.

Não deixem de acompanhar nosso site e nossas redes sociais para ficarem sempre bem informados sobre o que o Sindicomunitário-SP está fazendo por você!