O Sindicomunitário/SP representa a categoria no seminário de formação de agentes comunitários de saú

O SINDICOMUNITÁRIO-SP representado por seu Presidente, o Sr. José Jailson da Silva, e sua Diretoria, participaram ativamente, no dia de ontem (08/05) na Câmara Municipal de Santo André, da Audiência Pública, onde debateu-se o Projeto de Lei 6437/16, da Câmara dos Deputados, que trata de discussões estaduais, sobre as atribuições das profissões do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de combate às Endemias.

O encontro realizou-se durante a primeira parte do dia, sendo presidido pelo Vereador Edilson Fumassa (PSDB) Santo André/SP, e teve ainda, as ilustres presenças de autoridades políticas e sindicais. Entre eles, os Deputados Federais, Raimundo Gomes de Mato PSDB-CE, Valtenir Pereira PMDB-MT, Vicente Paulo da Silva PT-SP, Autor, Relator e Presidente da comissão Estadual, por São Paulo, consecutivamente apresentados. Estiveram presentes ainda, o Exmo. Vereador da casa, o Sr. Rodolfo Donetti PPS-SP, e a Secretária Municipal de Saúde de Santo André, a Dra. Ana Paula Peña Dias.

Como representantes da Categoria dos Agentes de Saúde, marcaram presença, o Presidente do Sindicomunitário-SP – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Combate à Endemias, Proteção Social, Promoção Ambiental e Acompanhantes comunitários do Estado de São Paulo, o Sr. José Jailson da Silva, e líderes da FENAAC, SINDACS e SINDIEPROL, entidades sindicais com títulos de Federação e Sindicatos da categoria, consecutivamente.

“Trago, em forma de proteção à categoria, os seus anseios e reivindicações, no quesito de enriquecimento à PL 6437/16. E digo de início, que o Sindicomunitário-SP, após consultar a categoria, apoia “parcialmente”, o PL citado, não concordando, porém, com as atribuições extras, como Aferição de PA (Pressão Arterial) e Glicemia Capilar (Diabetes). Como já dito na mesa, estamos hoje, discutindo um assunto que se transformou em Lei, e nem assim foi cumprida, em sua essência. Lembro aqui, e tenho certeza de que todos irão compartilhar comigo, a Lei11.350/06, criada através de uma Emenda Constitucional (EC 51, de 14 de fevereiro de 2006), nos colocou como parte da Carta Magna brasileira, e é bom que se diga, que não estou aqui, desmerecendo nenhuma outra classe trabalhadora e merecedora de seus direitos. Orgulho-me muito de fazer parte de uma categoria que está intrinsecamente ligada à nossa Constituição Federal, no entanto, entristeço-me quando vejo que nem mesmo essa prerrogativa, nos garante o mínimo que temos por direito. Então, nada mais nos resta, senão lutarmos com a ajuda de políticos, de centrais e federações sindicais, ou qualquer outro tipo de ajuda lícita, no sentido de obter o merecido respeito que nossa categoria merece. Sugiro então, que as entidades sindicais envolvidas, discutam a criação de uma Comissão Parlamentar, e que ela possa nos dar maior respaldo, atuando no campo político, em prol dos direitos e benefícios dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. Como é de conhecimento de todos, independentemente de sua opção partidárias, o momento político brasileiro não nos oferece confiabilidade nenhuma, em relação ao futuro próximo. Garantias trabalhistas, estão por serem alteradas. E o que é mais importante, a contribuição sindical (anual) pode simplesmente desaparecer, nos deixando em situação dificílima. Muitos aqui, honram a categoria e contribuem com seus sindicatos, quero inclusive, parabeniza-los por esta atitude, e saibam, que honramos cada centavo dessas contribuições, oferecendo-lhes, o mínimo de uma estrutura necessária, quando temos de lutar, discutindo Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho”, resumiu em suas palavras, José Jailson da Silva, presidente do Sindicomunitário-SP.

Após passar pelo Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Ceará, Goiás, Amazonas, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e São Paulo, apresentando em sua íntegra, e colhendo depoimentos e sugestões de melhorias, a Comissão de Formação de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, se reunirá nos próximos dias 23, 24 e 25 desse mês, para deliberar sobre decisões à serem tomadas. O Sindicomunitário-SP acompanha de perto todo o processo, e comunicara a categoria o resultado final desse Projeto de Lei.

#Seminário