Sindicomunitário-SP finalmente consegue uma indicação para o CMSSP

O presidente do Sindicomunitário-SP, companheiro Jailson, registra em selfie a participação histórica do nosso sindicato na eleição do CMSSP 2018.

Não foi fácil, mas após muita articulação, muito empenho de nossa diretoria, o Sindicomunitário-SP finalmente conseguiu indicar o nome do nosso companheiro, o presidente Jailson, para uma cadeira de suplente no Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (CMSSP).

No último dia 24 de fevereiro (sábado), em reunião no Centro de Formação “18 de Agosto”, no SindSep (Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo), conseguimos a indicação do companheiro Jailson no segmento “Sindicato de Categorias”. Além do presidente Jailson, acompanharam a reunião os diretores João Paulo de Souza (secretário geral), Maria Luisa (2ª secretária geral), Lauriano Gomes (diretor técnico) e a companheira Mel, representante do Sindicomunitário-SP na região Centro.

Esta foi uma grande conquista para os agentes comunitários de saúde, que ainda não tinham representatividade nesse importantíssimo órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde.

Neste mês de janeiro, o CMSSP completa 20 anos de existência formal. O órgão, após muitas discussões, foi finalmente regulamentado através da Lei nº 12.546, de 7 de janeiro de 1998, na gestão do então prefeito Celso Pitta (1997-2000).

O CMSSP tem, entre suas atribuições, a finalidade de atuar e deliberar na formulação e controle da execução da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado.

Com pouca presença, diretores do Sindicomunitário-SP acompanharam a reunião para eleição dos conselheiros municipais de saúde no último dia 24/02/2018.

O Conselho também deve exercer o controle, o planejamento e a fiscalização do Fundo Municipal de Saúde, fundo esse para onde são destinados os recursos a serem gastos com a saúde no município.

Sempre presidido pelo secretário municipal de Saúde, que atualmente é Wilson Pollara, o CMSSP é um colegiado formado por representantes de diversas organizações sociais, movimentos populares, associações, entre outros. As eleições ocorrem a cada dois anos.

O Sindicomunitário-SP entende que um órgão dessa importância precisa ter um representante dos agentes de saúde, afinal o ACS é o principal elo entre a população e os serviços públicos de saúde e o sistema Único de Saúde (SUS).

Nossa diretoria, encabeçada pelo presidente Jailson, tem se empenhado em conseguir essa representatividade no CMSSP, com direito a voz e voto.

Parabéns ao companheiro Jailson, que com muita garra e apoio da diretoria do Sindicomunitário-SP, estará representando os agentes de saúde de São Paulo nesse órgão que define os rumos da saúde pública na cidade de São Paulo!

#CMSSP #ConselhoMunicipaldeSaúde #eleiçõesCMS #JoséJailson #Sindsep #CentrodeFormação #SUS #ACS #agentescomunitáriodesaúde