Sindicomunitário-SP cobra da SMS melhores condições de trabalho, qualificação e cuidado com a saúde

O presidente do Sindicomunitário-SP, Jailson, o secretário municipal de Saúde São Paulo Edson Aparecido e o secretário geral do sindicato João Paulo de Souza em reunião na SMS-SP.

O presidente Jailson, do Sindicomunitário-SP, e o secretário geral João Paulo de Souza estiveram reunidos com o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido dos Santos, na manhã do último dia 12/08 (segunda-feira), em seu gabinete na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP).

Na reta final da Campanha Salarial 2019, nossos companheiros diretores conversaram com o secretário Edson Aparecido para levar diversas demandas importantes da categoria diretamente ao poder público municipal.

Entre essas demandas, o presidente Jailson e o secretário geral João Paulo destacaram os seguintes problemas:

- Cobertura de áreas/metas, na ausência de membros da equipe, seja por licença médica, férias ou falta de reposição profissional, onde as OSs (Organizações Sociais) obrigam a cobertura de 100% dessa área, dificultando e sobrecarregando a todos, prejudicando diretamente a qualidade do atendimento à comunidade assistida;

- Implantação do Curso de Agente Comunitário de Saúde e qualificação das demais categorias abrangidas por nosso sindicato, possibilitando o crescimento profissional e melhor atendimento à comunidade;

- Realização de Fóruns de Discussão de forma regionalizada, conforme sugestão da Dra. Edjane Maria Torreão Brito (secretária municipal adjunta de Saúde), entre os agentes, sindicato, SMS-SP e Organizações Sociais, buscando minimizar as divergências e criando possibilidades de diálogo e resolução de conflitos, conforme acordado com a secretária adjunta e a diretoria deste sindicato em janeiro de 2019;

- Informatização do trabalho dos ACSs, aquisição e entrega de smartphone para cada ACS na cidade de São Paulo para desenvolver suas atividades laborais, tornando seu trabalho eficaz e menos burocrático;

- Criação de uma comissão permanente composta por: SMS-SP (Departamento de Atenção Básica), Organizações Sociais e Sindicomunitário-SP com a finalidade de avaliação dos processos de trabalho dos ACS e demais categorias abrangidas pelo sindicato, definindo bem as suas atribuições e competências conforme legislação específica;

- Por fim, solicitamos ainda a realização de um evento no dia 4 de outubro de 2019, Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, em parceria com as Organizações Sociais e Sindicomunitário-SP, com a finalidade de homenagear e prestigiar esses trabalhadores que se dedicam com afinco no cuidado da saúde da população diariamente no combate à dengue, ao sarampo, campanhas de vacinação, dentre outros.

Reunião registrada em vídeo

Ao final desse produtivo encontro, o secretário Edson Aparecido gentilmente gravou um vídeo com nossos diretores, desta vez de interesse geral da população. O objetivo foi divulgar a união de forças entre Sindicomunitário-SP e Secretaria Municipal de Saúde no combate ao sarampo, uma doença que voltou com grande força. Parece inofensiva, mas na verdade pouca gente sabe que essa enfermidade pode até matar.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o sarampo causa mais de 100 mil mortes ao redor do mundo. No Brasil, em 2018, foram registrados mais de 10 mil casos da doença confirmados em todo o País. Só neste ano de 2019, segundo o Ministério da Saúde, já foram registrados mais de 120 casos até o dia 5 de junho.

O Sindicomunitário-SP não luta apenas pelo bem-estar da categoria que representa, mas também de toda a população. Afinal, a saúde pública também está em nossas mãos!

Nossos agradecimentos ao secretário Edson Aparecido por nos ter recebido. Esperamos poder contar com seu apoio e sua palavra!

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO