Sindicomunitário-SP comemora inauguração da nova UBS Jardim Lucélia

Jailson e João Paulo de Souza juntam-se à equipe da UBS e autoridades para registrar esse importante acontecimento para os moradores do Jd. Lucélia. (Foto: Erick Vizoki/Sindicomunitário-SP)

No último dia 30/10 (quarta-feira) o presidente do Sindiciomunitário-SP, Jailson, e o secretário geral João Paulo de Souza foram conferir de perto a mais nova UBS da Zona Sul, região de Capela do Socorro.

A nova UBS Jardim Lucélia, localizada na rua Carlos Barbosa dos Santos, era uma antiga reivindicação dos moradores daquela região e, na inauguração ocorrida na manhã da quarta-feira, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, não chegou a descerrar a placa inaugural que, segundo informou a todos os presentes, é uma atribuição do prefeito de São Paulo. Ocorre, porém, que infelizmente o prefeito Bruno Covas não pôde comparecer ao evento por estar com sérios problemas de saúde. Edson Aparecido comprometeu-se a marcar uma nova inauguração apenas para descerrar a placa inaugural, dessa vez com a presença do prefeito de São Paulo. Mesmo assim, Bruno Covas enviou, por mensagem, os parabéns aos moradores do Jardim Lucélia.

Além do secretário de Saúde e dos diretores do Sindicomunitário-SP, ainda marcaram presença os vereadores Arselino Tatto (PT) e Ricardo Nunes (MDB), que se empenharam, junto ao prefeito e à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para que essa UBS se tornasse uma realidade.

A UBS será gerenciada pela Organização Social (OS) Associação Saúde da Família (ASF). Com equipe formada por 86 profissionais, incluindo seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), a nova UBS terá capacidade para realizar mais de 3,5 mil atendimentos por mês, incluindo 2,5 mil consultas médicas e 936 consultas de enfermagem.

Com o acréscimo das equipes de ESF da UBS Jardim Lucélia, passa de 57% para 63% de cobertura do programa na região da Capela do Socorro – o que representa 115 equipes atendendo no território, segundo informa o portal da Subprefeitura de Capela do Socorro.

Além do médico generalista, enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem, cada equipe da unidade terá seis agentes comunitários de saúde (ACS), que tem função essencial nas ações no território e estimativa de realizar uma média de 7,2 mil visitas mensalmente. Outros 2,1 mil procedimentos odontológicos poderão ser atendidos pelas três equipes de Saúde Bucal instaladas na UBS.

A nova unidade começou a funcionar efetivamente no dia seguinte à inauguração, 31/10 (quinta-feira). A UBS funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e vai desenvolver programas de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como o Mãe Paulistana, Nossos Idosos, Oxigênioterapia Domiciliar, Auto Monitoramento Glicêmico, Grupo Planejamento Familiar, Práticas Integrativas em Saúde (Lian-Gong e dança circular), Programa Saúde na Escola (PSE) e Núcleo de Prevenção à Violência. Segundo a SMS, com a entrega desta unidade o município de São Paulo totaliza 468 UBSs em toda a capital.

“Não podemos deixar de parabenizar e agradecer o prefeito Bruno Covas e o secretário Edson Aparecido por terem essa sensibilidade em atender a população daquela região, muito carente de equipamentos de saúde. No que depender do Sindicomunitário-SP para que esse novo equipamento atenda a comunidade com eficiência e de maneira humanizada e prazerosa, a prefeitura e a SMS pode contar conosco”, diz o presidente Jailson.

(Com informações da SMS-SP e Subprefeitura Capela do Socorro)

CLIQUE AQUI PARA VER O ÁLBUM DE FOTOS