Diretores do Sindicomunitário-SP são recebidos pelo secretário municipal de Saúde Wilson Pollara

O secretário municipal de Saúde Wilson Pollara (centro) ladeado pelos companheiros (esq. p/ dir.) Zezito Roza, Lauriano, Jailson, Marta Sanches, Valmir Aparecido, Maria da Glória (secretária adjunta), Andréia Carvalho, Márcia Boacnin (assessora técnica da secretaria) e João Paulo Lemos.

Na manhã do último dia 20/10/2017, diversos diretores do Sindicomunitário-SP foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde de São Paulo Wilson Pollara, pela secretária adjunta Maria da Glória Zenha Wieliczka, e pela assessora técnica Márcia Boacnin.

Do nosso sindicato, foram ao gabinete do secretário os companheiros José Jailson (Presidente), Valmir Aparecido, Marta Sanches, Zezito Roza, Lauriano Gomes da Silva, Andréia Carvalho, João Paulo Lemos e Erick Vizoki.

O secretário Wilson Pollara protocola ofícios entregues pela diretoria do Sindicomunitário-SP.

A reunião foi marcada praticamente durante a grande manifestação contra a nova PNAB, realizada pela categoria, e convocada pelo Sindicomunitário-SP, no dia 05/10/2017, quando o secretário em pessoa telefonou ao companheiro Jailson durante a passeata que se iniciou no vão livre do Masp, na Av. Paulista, e culminou em um grande ato em frente a prefeitura, no Viaduto do Chá.

Na pauta desse importante encontro estavam justamente a discussão sobre a nova PNAB (Política Nacional de Atenção Básica), o aumento e valorização das Equipes de Saúde da Família e a situação da UBS República, entre outros assuntos. A reunião durou cerca de três horas.

O secretário Wilson Pollara mostrou-se bastante receptivo e disposto a nos ajudar, propondo, inclusive, uma parceria efetiva com o nosso sindicato para melhorar não apenas a situação dos ACS’s, como também melhorias na própria gestão do SUS em São Paulo.

Demandas e parceria

“Eu preciso que o agente comunitário realmente fique olhando aquelas 150, 200 famílias que ele cuida e tenha uma linha direta comigo”, frisou Pollara. “Vocês precisam me trazer três coisas fundamentalmente. Primeiro, me dizer qual é a demanda, o que tem para ser feito para aquela população, como ela está sendo atendida. Segunda coisa: orientar a população a ir onde nós queremos que ela vá para ser melhor atendida. E terceiro: auditar o SUS. Preciso saber como os administradores estão atendendo nossos pacientes, se está demorando, se tem fila, se não tem fila”, propôs.

O companheiro Jailson, presidente do Sindicomunitário-SP, com o secretário municipal de Saúde Wilson Pollara.

A secretária adjunta, que já vem de longa experiência à frente da saúde pública, também concorda que é preciso fazer alguma coisa para melhorar a Atenção Básica em nossa cidade. “Eu acho que o que precisamos é retomar aquilo que era o papel de cada um na saúde, não apenas o agente comunitário. Em particular o agente comunitário, que nós temos uma grande preocupação”, disse Maria da Glória. “Ele é quem traz o conhecimento daquelas comunidades para quem faz o serviço de saúde. Esse é o ponto que vai fazer com que a Estratégia Saúde da Família seja uma estratégia de impacto maior. E isso vem se perdendo”, comentou.

Na oportunidade, os diretores protocolaram junto ao secretário nosso posicionamento sobre a portaria nº 2.436/17, que modifica a PNAB. Nesse quesito, ele nos garantiu que não haverá diminuição no quadro de Agentes Comunitários de Saúde em São Paulo.

Também foi protocolado um pedido de ajuda para que os ACS’s não venham a ser prejudicados, bem como os demais agentes comunitários. Sobre essa questão, o companheiro Jailson informou o secretário e suas assessoras sobre as dificuldades enfrentadas pelos ACS’s como acúmulo de função, muito assédio moral pelo não cumprimento de 100% de VD’s (visitas domiciliares) e sobre a punição sofrida por alguns ACS’s que participaram da manifestação do dia 05/10 contra a PNAB.

Por fim, também protocolamos um pedido para que venha a ser implementado o Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde e Curso Técnico de Agentes de Combate às Endemias, que será analisado pela secretaria e posteriormente respaldado ao Sindicomunitário-SP.

Tecnologia e desburocratização

Também foi muito ressaltado pelos companheiros presentes a quantidade de fichas que os ACS’s são obrigados a preencher e que muitas vezes não são de sua responsabilidade. Sobre esse ponto, o secretário Wilson Pollara nos surpreendeu com uma excelente notícia: ele informou que está em vias de assinar um contrato com uma grande empresa para disponibilizar um tablet para os mais de 9 mil ACS’s realizarem as suas visitas domiciliares e terem todos os dados das famílias registrados nesse equipamento. O secretário ainda informou que quer resgatar o trabalho do ACS’s, que está muito burocrático, menos preventivo e menos promocional.

Wilson Pollara com as companheiras Marta Sanches, Andréia Carvalho e a secretária adjunta Maria da Glória.

Entendemos que o saldo dessa longa conversa entre os representantes da saúde pública e diretores do Sindicomunitário-SP foi bastante positivo.

Da mesma maneira que que o secretário Wilson Pollara nos atendeu com seriedade e muita atenção, também fizemos nossa parte e em breve estaremos marcando uma mesa redonda entre a Secretaria Municipal de Saúde, OS’s e sindicato para que possamos ter, doravante, uma boa e constante comunicação entre essas três instituições.

O nosso presidente, companheiro Jailson, também propôs que criemos um grupo de trabalho que envolverá secretaria, OS’s e sindicato para viabilizar essas melhorias junto aos ACS’s.

#PNAB #Secretário #WilsonPollara #SecretariadaSaúde #Sindicomunitário #UBS #Reunião #Jailson #Diretores #Manifestação